Da Catedral ao Itamaraty: saiba roteiro da cerimônia de posse de Lula

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assume o terceiro mandato neste domingo (1º/1). A tradicional cerimônia de posse conta com uma série de compromissos em Brasília, da Catedral Metropolitana ao Palácio do Planalto, com encerramento em uma recepção no Palácio Itamaraty. Em paralelo, é organizado um evento musical na Esplanada dos Ministérios, que deverá mobilizar a militância.

O roteiro oficial da posse prevê a chegada dos convidados (entre eles os chefes de Estado e de governos estaduais) ao Congresso a partir das 13h45.

Por volta de 14h20, Lula sairá do hotel em que está hospedado em Brasília em direção à Catedral, onde a cerimônia tem início. As informações são do Metrópoles.

O tradicional Rolls-Royce conversível preto, modelo Silver Wraith, foi usado no ensaio da posse, na sexta-feira (30/12), mas o petista ainda poderá escolher se usará o veículo ou se fará o trajeto em carro blindado. Lula foi aconselhado por alguns auxiliares a desfilar em carro blindado, após as tentativas de atentados terroristas em Brasília e outras regiões do Distrito Federal. O deslocamento da Catedral até o Congresso deve durar em torno de 10 minutos, pois é percorrido lentamente.

É no Congresso Nacional que o petista assina o termo de posse e oficializa o início do mandato. Chefes de Estado e de governo chegam ao local por volta das 13h45. Lula e Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente eleito, chegam ao Congresso às 14h40, após saída da Catedral.

Os políticos entram no edifício pelo Salão Negro, na entrada principal do Congresso, onde serão saudados pelos presidentes do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Em caso de chuva, Lula e Alckmin entrarão no local pelo Salão Branco.

Depois, seguidos pelas autoridades, Lula e Alckmin passam pelo Salão Verde em direção ao Plenário da Câmara dos Deputados. Às 15h, tem início a sessão solene de posse presidencial, com execução do Hino Nacional, realização do Compromisso Constitucional, e leitura e assinatura do termo de posse do presidente e vice-presidente da República eleitos.

Em seguida, Lula faz seu primeiro pronunciamento como mandatário do país. O momento será seguido do pronunciamento de Rodrigo Pacheco.

A sessão solene vai até as 15h50 e, em seguida, Lula e Alckmin se deslocam até a sala de audiências da presidência do Senado Federal para uma reunião reservada. A passagem dos eleitos pelo Congresso será finalizada com a cerimônia de honras militares, que ocorre na área externa do edifício.

No gramado do Congresso, ficarão posicionadas as baterias responsáveis pelas salvas de tiro e, na frente do edifício principal, será hasteada a Bandeira Nacional. Lula passará em revista as tropas militares.

Além de Lula, Alckmin, Pacheco e Lira, participam da cerimônia os secretários-gerais das Mesas das duas Casas (Gustavo Sabóia e Ruthier de Sousa Silva), e os diretores-gerais do Senado e da Câmara (Ilana Trombka e Celso de Barros Neto).

Planalto e Itamaraty

Ao deixar o Congresso Nacional, Lula e Alckmin se dirigem ao Palácio do Planalto. Por volta das 16h30, chegam ao Planalto e sobem a rampa. No local, o presidente recebe a faixa presidencial — o que pode ocorrer ao pé da rampa de acesso ou no Parlatório. É de praxe que o novo presidente receba a faixa do antecessor, mas Jair Bolsonaro (PL) deixou o país na última sexta e ainda não está definido quem fará a passagem da faixa para Lula. O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) também se negou a fazer a passagem da faixa.

“Não compete a mim entregar a faixa. Se for para entregá-la dobrada, outra pessoa que o faça”, declarou Mourão.

Com a faixa, Lula fará um discurso ao público, sem tempo estimado. Ao final, o presidente e o vice se dirigem ao Salão Leste para cumprimentar os chefes de Estado e de governo, além de demais autoridades estrangeiras de alto nível.

Após os cumprimentos, a partir das 18h, Lula segue ao Salão Nobre para dar a posse aos ministros e ministras de Estado. Em seguida, o presidente, o vice, as respectivas esposas, e os ministros e ministras seguem para o Salão Oeste para a foto oficial. A cerimônia encerra-se com a foto oficial do ministério.

Os eleitos deixam o Planalto e finalizam os ritos no Palácio do Itamaraty, onde recebem os chefes de Estado e de governo e demais convidados. A recepção no Itamaraty começa a partir das 19h30.

Festival do Futuro

Além dos atos oficiais da posse, a Esplanada dos Ministérios vai receber o Festival do Futuro, um evento paralelo organizado pela futura primeira-dama, Janja da Silva, que contará com shows gratuitos de dezenas de artistas. A programação tem início às 10h, e a previsão de público é de 300 mil pessoas.

Também no gramado central da Esplanada, está montada Feira Gastronômica do Festival do Futuro: o espaço terá 10 food trucks, 40 estandes de alimentação e 15 de bebidas.