FAIXA PRESIDENCIAL: quem são as pessoas que entregaram a FAIXA para LULA? Saiba mais

No final da tarde de hoje (01), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu a faixa presidencial após subir a rampa do Palácio do Planalto, em Brasília.

O ato é simbólico e representa um dos ritos democráticos, sinalizando à população quem é o novo presidente da República.

Em novembro, a equipe de transição responsável pela preparação da cerimônia de posse, coordenada pela primeira-dama Janja, havia informado que a ideia era que a faixa fosse entregue a Lula pelo “povo brasileiro”.

Como nem Bolsonaro, nem seu vice, Mourão, compareceram à cerimônia de posse, a equipe de Lula adotou um método inédito para o evento.

Confira quem são os brasileiros que entregaram a faixa para Lula

  • Francisco – menino de 10 anos que mora na periferia de São Paulo e em 2019 esteve na vigília de apoio ao presidente, em Curitiba, enquanto Lula esteve preso.
  • Aline Sousa – 33 anos e catadora desde os 14. Ela foi eleita diretora-secretária da Rede CENTCOOP-DF em 2012 e hoje é responsável pela Secretaria Nacional da Mulher e Juventude da Unicatadores.
  • Cacique Raoni Metuktire – um dos principais representantes dos povos amazônicos e ativista pela preservação da floresta.
  • Weslley Viesba Rodrigues Rocha – metalúrgico de 36 anos e formou-se em Educação Física com o auxílio do Fies, programa de financiamento estudantil. Ele é DJ no RAP Falange.
  • Murilo de Quadros Jesus – professor de 28 anos formado em Letras. Ele trabalhou na Colômbia entre 2016 e 2017 e bolsista na Bluefield College, nos EUA, entre 2021 e 2022.
  • Jucimara Fausto dos Santos – participou da vigília Lula Livre e cozinhou para as pessoas durante 10 meses.
  • Ivan Baron – referência na luta anticapacitista, ele teve meningite viral, doença que causou sua paralisia cerebral.
  • Flávio Pereira – artesão de 50 anos que esteve na vigília durante todos os 580 dias de prisão de Lula em Curitiba.

Lula sobe a rampa do Planalto e recebe a faixa presidencial do povo

“VIVA A DEMOCRACIA”, diz LULA em DISCURSO de POSSE como PRESIDENTE

POSSE PRESIDENCIAL: LULA faz 1º DISCURSO como PRESIDENTE EMPOSSADO