Secretaria de recursos hídricos de Pernambuco diz que barragem em Brejo da Madre de Deus está irregular

A barragem de Soriano, no distrito de São Domingos, em Brejo da Madre de Deus, é particular e está irregular. A afirmação foi feita pela Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento (SRHS-PE) na noite deste domingo (19).

De acordo com a SRHS, existem as barragens que são construídas pelo estado, pelos municípios ou as particulares. Essas últimas precisam ser cadastradas para poderem ser monitoradas. Sobre a barragem de Soriano, a secretaria salientou que “a mesma não consta no cadastro da Apac – órgão que faz o monitoramento permanente destes equipamentos, conforme estabelecido pela Política Nacional de Segurança de Barragens”.

A barragem de Soriano sofreu um rompimento parcial na parede de contenção, de acordo com o que informou a assessoria de imprensa do município, no domingo. “Mas a situação está controlada. A barragem não está sangrando, houve um rompimento parcial”, reiterou a nota. Mais cedo, o prefeito Roberto Asfora havia negado qualquer rompimento, afirmando que a mesma apenas havia sangrado, porque ficou muito cheia.

A secretaria estadual informou ainda que as Defesas Civis do estado e do município estão no local acompanhando e atuando para a segurança das pessoas nas localidades no entorno da barragem de Soriano. “Uma equipe técnica da SRHS-PE e da Apac irá ao local para avaliar a situação da barragem e adotar as medidas cabíveis”, conclui a nota da Secretaria de Recursos Hídricos.
Fonte: Diario de Pernambuco