Deputada acusa parlamentar de assédio na Câmara: ”Chegou por trás”

A deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) acusou, nesta quarta-feira (12), o parlamentar Márcio Jerry (PCdoB-MA) de assédio durante uma discussão ocorrida em sessão da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, na terça-feira (11). De acordo com Júlia, o deputado “chegou por trás”, encostou nela e “no cangote” para intimidá-la.

“Nunca dei liberdade para esse deputado e nem sabia qual era o nome dele, mas ele se sentiu LIVRE para chegar por trás de mim. Ele chegou atrás de mim e falou ‘respeite 40 anos de mandato’. Pois eu peço respeito ao meu primeiro mandato como mulher nessa Casa e não admito que alguém encoste em mim ou fale ao meu ouvido tentando me intimidar, intimidar meus posicionamentos ou o que acredito”, declarou Júlia em um áudio enviado ao Correio.

O episódio ocorreu no fim da sessão da Comissão, quando o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino, convidado para falar sobre os atos golpistas de 8 de janeiro e a visita ao Complexo da Maré em março, deixou o local devido a interrupções e brigas entre parlamentares.

Com clima tenso, uma discussão foi iniciada entre bolsonaristas e a deputada Lídice da Mata, incluindo Júlia. Foi no momento do bate boca que Márcio Jerry se aproximou da parlamentar bolsonarista, que classificou o episódio como “absurdo e nojento”.

A assessoria de Júlia afirmou que um boletim de ocorrência foi feito na Polícia Legislativa da Câmara e que o Partido Liberal (PL), ao qual a deputada é filiada, representará uma reclamação contra Márcio no Conselho de Ética da Casa.

Nas redes sociais, a deputada falou sobre o caso e questionou. “Se fosse uma deputada de esquerda e um deputado de direita: já sabem né?”. O mesmo foi feito por colegas do partido, como Eduardo Bolsonaro (PL-SP): ele compartilhou o relato de Júlia e relacionou o ocorrido com um cenário político. “Imagine se fosse o contrário, um homem de direita chegando por trás de uma deputada de esquerda…”, escreveu na publicação. A parlamentar não publicou o vídeo do momento.

Márcio publica vídeo do momento e diz que não ocorreu assédio

O deputado Marcio Jerry (PCdoB-MA) pediu um momento de fala no Plenário da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (12/4), para falar sobre o episódio e afirmou ter sido acusado “levianamente”.

“Fui acusado levianamente de um ato que teria havido ontem na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, que eu teria cometido um ato de assédio a uma deputada com quem dialoguei ponderando a ela em defesa da também deputada Lídice da Mata”, começou. No momento do episódio, as deputadas Júlia e Lídice discutiam.

“Eu disse apenas ‘deputada, respeite a deputada Lídice que tem 40 anos de atuação respeitosa na política brasileira e nessa casa’. Ela prontamente virou e continuamos a dialogar, interrompendo ali aquela conversa sem que tivesse qualquer outro ato, que se acusa a partir de uma imagem congelada, de um frame, para caracterizar aquilo que não houve”, acrescentou.

O parlamentar também publicou, nas redes sociais, o vídeo do momento, que, de acordo com ele, ‘desmascara a absurda acusação da deputada bolsonarista’.

Fonte: DP