Homem é resgatado vivo após oito horas soterrado em escombros de desabamento de prédio em Olinda –

Um homem de 53 anos encontrado soterrado por escombros do prédio que desabou em Olinda foi resgatado com vida na manhã se hoje pelos bombeiros. A vítima, identificada apenas como Ebenezer, consegue sentir as pernas e mexer os dedos do pé, segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Ebenezer está falando, consciente e orientado, segundo o médico Marcos Pablo, do Samu. Ao ser encontrado, por volta da meia-noite, o ferido tinha um desconforto respiratório. Por isso, ele recebeu uma máscara de oxigênio. Ele foi monitorado a cada 30 minutos até ser resgatado.

“Da cintura para cima, eu consigo ver. Os membros inferiores, a gente não consegue visualizar, porque ainda estão soterrados. Ele mostra-se muito colaborativo, diz que consegue sentir os membros e mexer os dedos dos pés. Isso dá esperança para a gente, mostra que ele não deve ter algum traumatismo, alguma paraplegia, isso é muito animador”, disse o médico.

Após ser resgatado, Ebenezer foi levado para o Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, na área central do Recife.

O desabamento aconteceu por volta das 22h da quinta (27). Na manhã da sexta (28), os bombeiros ainda buscam outras quatro pessoas. A esposa de Ebenezer é uma das vítimas buscadas em meio aos escombros, segundo o major Osvaldo Carneiro, supervisor de operações do Corpo de Bombeiros.

Vítimas do desabamento

No momento do desabamento, estavam no prédio:

Adolescente de 13 anos, encontrado morto;

Homem de 32 anos, achado morto;

Ebenezer, de 53 anos, resgatado vivo e levado para o Hospital da Restauração;

Um homem de 45 anos, internado no HR, com quadro clínico estável;

Duas mulheres de 25 anos encaminhadas para a UPA da PE-15, em Olinda: chegaram à meia-noite e tiveram alta às 2h;

Uma mulher de 30 anos levada para o Hospital Miguel Arraes, em Paulista, na Região Metropolitana, com estado de saúde não informado;

Quatro pessoas ainda desaparecidas em meio aos escombros.

Desabamento

Moradores vizinhos ao prédio disseram que houve um grande estrondo antes do desabamento do Edifício Lene, na Rua Acapulco, no bairro de Jardim Atlântico, em Olinda.

O prédio também pegou fogo. Os bombeiros ainda não sabem o que causou a queda do prédio e o incêndio que aconteceu em seguida.

Segundo testemunhas, havia 16 pessoas no edifício – que tem 32 apartamentos, com térreo e três andares. A Defesa Civil de Olinda informou que o imóvel já havia sido desocupado pela instituição. G1