Belo Jardim recebe seis dias inteiros de cinema gratuito

Sétima edição do Cine Jardim acontece entre os dias 22 e 27 de maio, no Cine Teatro Cultura

Pela sétima vez, Belo Jardim recebe o Cine Jardim: Festival Latino-Americano de Cinema, que acontece entre os dias 22 e 27 de maio. São seis dias inteiros de exibições gratuitas com obras de todo o Brasil e de outros países, como Panamá e Chile. A abertura ocorre nesta segunda-feira (22), às 20h, no Cine Teatro Cultura, espaço que também abriga os demais dias de evento.

Ao longo do festival, os filmes serão exibidos em três horários. Pela manhã, as exibições acontecem às 9h, à tarde às 14h30 e durante a noite os filmes podem ser vistos a partir das 20h. Não é necessário retirar ingresso antecipadamente e a entrada é gratuita.

LEIA TAMBÉM: 2ª edição Prêmio Persona Agreste será dia 26 de maio em Belo Jardim

Prefeitura de Belo Jardim divulga data da Festa das Marocas 2023

Além da programação presencial, o Cine Jardim também conta com exibições online na Plataforma Cardume. “A Cardume é um portal de filmes brasileiros de curta e média-metragem que surgiu como uma ideia para difundir, fomentar e internacionalizar o audiovisual independente brasileiro”, explica o cineasta e produtor do Festival, Leo Tabosa.

A programação conta com 67 curtas-metragens divididos em uma mostra principal e outras seis paralelas, são elas: Mostra Competitiva de Curtas-metragens Latino-americanos, avaliada por um júri especial formado por profissionais do cinema; Diversidade de Voos, homenageia a atriz Roberta Gretchen Coppola e tem como foco contar histórias sobre pessoas transgêneros; Revoada, que traz discussões sobre memória, preservação e identidade cultural; Voo Livre, exibe mulheres como protagonistas de suas próprias histórias; Rotas de Migração, com filmes que abordam temáticas do público jovem; Passarinho, formada por filmes para infância, sendo a maioria animação; e a Mostra Especial VouSer Acessibilidade, que reúne filmes pernambucanos com acessibilidade comunicacional, a exemplo da audiodescrição, janela de libras e legendas descritivas.

Foto: Juarez Ventura

Katharyne Bezerra (MTB-PE: 6750)(Jornalista | Redatora freelancer)