Instituto Conceição Moura: impactos sociais ao longo de 2022

Ações realizadas fazem parte da missão do Instituto em transformar crianças e jovens em agentes de transformação do mundo

O ano de 2022 para o Instituto Conceição Moura foi de transformadores resultados por meio dos 21 projetos realizados, que obtiveram cerca de 30 mil inscrições, nas suas linhas de atuação: Primeira Infância, Educação de Qualidade, Formação de Jovens e Arte e Cultura.

Com foco nas crianças, famílias e profissionais que atuam nessa área, os projetos da Primeira Infância são voltados especificamente para o estímulo ao brincar. Neste ano que passou, a instalação de duas brinquedotecas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Tecnologia de Belo Jardim, pôde desenvolver o lado lúdico dessas crianças através do brincar. Além disso, o Programa de Visitação Domiciliar atendeu 76 famílias de colaboradores da Moura com orientações voltadas para o desenvolvimento das crianças e seus cuidadores.

Com a atuação em Educação de Qualidade, foi possível obter iniciativas no acolhimento, formação de educadores e gestão educacional. Destacando-se a implantação do modelo de Educação Integral em 3 Escolas Municipais de Belo Jardim, que através do Programa Florescer, beneficiou mais de 800 estudantes e educadores.

“O Instituto Conceição Moura tem um olhar focado na mudança social. O ano de 2022 foi um exemplo do que fazemos e do quanto ainda podemos alcançar. Através dos nossos projetos e do engajamento da comunidade, mudamos a realidade de centenas de pessoas”, destaca a coordenadora executiva do Instituto, Lorena Tenório.

Projetos como o Programa de Empreendedorismo e Inovação, realizado em parceria com o Sebrae PE, trabalharam o desenvolvimento de ideias para melhorias de problemas encontrados na cidade de Belo Jardim e região. Além dele, o Eu Sou um Agente de Transformação, aflorou nos jovens o senso de pertencimento e protagonismo de cidadania por meio do voluntariado.

“Na área de formação de jovens, temos o Território do Fazer, onde os jovens puderam vivenciar eventos como o Rec’N Play, Mostra Nacional de Robótica e Seminário de Inovação da Moura, consolidando nossa atuação em Robótica Educacional”, diz Lorena.

A Arte e Cultura também é um grande promotor de atividades para os jovens e crianças da comunidade. O apoio e patrocínio aos produtores culturais e artistas em oficinas e atividades artísticas nas áreas de música, poesia, teatro, artes visuais e cinema da região não só incentivar a arte, como também leva ela a esses jovens.

O ano de 2022 foi repleto de conquistas e trabalhos que mudaram a realidade de centenas de pessoas. Por isso, como forma de prestar contas de tudo o que aconteceu neste último ano, o Instituto divulga oficialmente seu relatório 2022. Para ter acesso a ele e conhecer um pouco mais sobre as atividades que ele desempenha em Belo Jardim e regiões basta acessar o site oficial do Instituto: https://www.icmoura.org/