Papa Francisco aceita renúncia de Dom Fernando Saburido e nomeia Dom Paulo Jackson novo arcebispo de Olinda e Recife

Pedido de renúncia foi enviado ao pontífice em junho de 2022. Substituto é bispo de Garanhuns, no Agreste, e segundo-vice-presidente da CNBB.

O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, anunciou, nesta quarta (14), que o Papa Francisco acolheu seu pedido de renúncia e nomeou Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa como novo responsável pela Arquidiocese de Olinda e Recife. Em um comunicado gravado, Dom Fernando deu as boas-vindas ao seu substituto (veja vídeo acima).

“O Santo Padre, o Papa Francisco, nomeou o novo arcebispo de nossa Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, então bispo de Garanhuns em Pernambuco. […] Eu quero dar, em nome de toda nossa Arquidiocese, as boas-vindas a dom Paulo. Que [ele] se sinta muito feliz entre nós e que Deus abençoe muito a sua nova missão”, declarou Dom Fernando Saburido.

Ele renunciou ao cargo em 10 de junho de 2022, dia em que completou 75 anos. O Código de Direito Canônico prevê que os bispos que chegam a essa idade apresentem uma renúncia ao papa. Agora, Dom Fernando se torna um arcebispo emérito, título conferido após a renúncia.

Natural do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, Dom Fernando Saburido entrou no Mosteiro de São Bento de Olinda em 1975. Durante a sua trajetória, foi pároco das paróquias de Nossa Senhora de Guadalupe e São Lucas, em Olinda. Em 2000, foi nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de Olinda e Recife. Tornou-se arcebispo titular em agosto de 2009.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa atualmente é bispo de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, e segundo-vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O novo arcebispo se pronunciou sobre a nomeação e prestou agradecimentos (veja vídeo acima).

“É com muita alegria que recebo essa missão da igreja e, ao mesmo tempo, a responsabilidade de ser pastor de uma arquidiocese de quatro milhões de habitantes […] Sou grato a Deus e à querida Diocese de Garanhuns, onde estou há oito anos. Agradeço a Dom Fernando Saburido, a Dom Limacêdo, e peço que vocês orem por mim. Que o Espírito Santo possa guiar esse caminho bonito […] que se abre a partir de agora”, disse Dom Paulo.

Confira o perfil de Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa:

  • Ele tem 54 anos, é paraibano e nasceu na cidade de São José de Espinharas;
  • Estudou filosofia no Instituto de Teologia do Recife (1987-1989) e Teologia no Seminário Imaculada Conceição, em João Pessoa (1990-1992);
  • Foi ordenado presbítero em 17 de dezembro de 1993;
  • É mestre em Exegese Bíblica pelo Instituto Bíblico de Roma (1997-2000) e doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2007-2010);
  • Assumiu a Diocese de Garanhuns em 2015;
  • Em 2019, foi eleito presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB, que compreende os estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, para o quadriênio de 2019 a 2023;
  • Durante a 60ª Assembleia Geral da CNBB, em abril deste ano, foi eleito segundo vice-presidente da CNBB para o quadriênio 2023-2027.