Frevo Michiles”, documentário sobre Jota Michiles, estreia nesta sexta no In-Edit 2023 em SP*

Será lançado na próxima sexta-feira (16) no Cinesesc em São Paulo, na mostra competitiva nacional do Festival Internacional de Documentário Musical (In-Edit), o longa-metragem pernambucano “Frevo Michiles”, cujo protagonista é o octogenário compositor frevista Jota Michiles. Com participações de Alceu Valença, Spok, Getúlio Cavalcanti e Edson Rodrigues, o filme presta verdadeira reverência à contribuição de Jota Michiles para a cultura nacional através de suas canções e histórias.

Dirigido por Helder Lopes, com produção de Kika Latache (Vilarejo Filmes), “Frevo Michiles” é um documentário intimista que busca desvincular a vasta obra de Michiles e seus frevos do universo estritamente carnavalesco, destacando a inventividade poética de suas letras, o vigor de suas melodias e realçando sutis aspectos de sua marcante personalidade.

“Ao mergulhar na obra de Jota Michiles percebemos a originalidade de suas composições a ponto de, em certo sentido, quase a denominarmos um subgênero dentro do frevo. O que ele faz, da forma que ele faz, não tem precedentes. Daí o título ‘Frevo Michiles’, porque, como diz o Maestro Spok, o frevo até existia antes dele, mas dele pra frente o frevo tornou-se outro”, explica Helder Lopes.

As sessões de estreia contarão com as presenças de Jota Michiles e de Helder Lopes, que também estarão presentes na Cinemateca Brasileira quando, na sequência do festival, no domingo (18), Michiles será homenageado e depois da exibição do filme haverá uma apresentação da Orquestra de Frevo Capibaribe, liderada pelo pernambucano Junior Kaboclo. O In-Edit Brasil acontece entre os dias 14 e 25 de junho na cidade de São Paulo

*SERVIÇO – FREVO MICHILES*

16/06 SEX 18H – CINESESC *
18/06 DOM 19H – CINEMATECA BRASILEIRA _ GRÁTIS **
25/06 DOM 16H – CCSP – SALA PAULO EMÍLIO _ GRÁTIS

* Sessão apresentada pelo diretor e por Jota Michiles.
** Sessão seguida de show com a Orquestra Frevo Capibaribe

*Contatos:*
Helder Lopes, (81) 99999-1313
Jota Michiles, (81) 99971-0043
Kika Latache, (81) 98838-1869

*sinopse do filme*
A originalidade do seu malabarismo rítmico e a liberdade carnavalesca de suas composições fazem de Jota Michiles autor de frevos verdadeiramente antológicos, eternizados por intérpretes que vão de Maria Bethânia e Alceu Valença, a Orlando Dias e o Bloco da Saudade. Confrontado com as memórias e a inevitável constatação do transcorrer do tempo, em “Frevo Michiles”, aos oitenta anos, Jota Michiles comenta sua trajetória musical desde as suas primeiras canções até a revolução que causou ao acelerar o então cadenciado frevo pernambucano.

*sobre o diretor*
Helder Lopes é documentarista do Recife cujo trabalho tem se concentrado na pesquisa sobre grandes nomes da cultura brasileira, em especial os compositores da música popular. “Onildo Almeida: groove man” (2017) e “Pipoca Moderna” (2019), ambientados entre o agreste e o sertão pernambucanos, tornaram-se referências na filmografia recente sobre ritmos nordestinos como baião e as matizes do forró. Em “Frevo Michiles” (2023) é o frevo pernambucano e o seu principal compositor vivo que são investigados e apresentados ao público. Helder tem formação em Letras e Jornalismo, dirigiu longas, médias, telefilmes e curtas metragens.