Polícia Federal deflagra operação no Agreste contra organização criminosa de contrabando e comercialização de cigarros ilegais

Na manhã desta quinta-feira (6), a Polícia Federal em Pernambuco deflagrou a operação “Asteca”, com o objetivo de reprimir a ação de organização criminosa especializada no contrabando e comercialização de cigarros de origem estrangeira no Agreste. Durante a ação, a polícia dá cumprimento a 12 mandados de busca e apreensão.

As investigações, realizadas a cargo da Delegacia de Polícia Federal em Caruaru, tiveram início em 2022 a partir de notícias de que um grupo criminoso estabelecido no Agreste responderia sozinho por grande parte do comércio de cigarros contrabandeados de países vizinhos, de acordo com a polícia.

Os crimes investigados são de formação de organização criminosa, contrabando e de lavagem de dinheiro. As penas somadas podem chegar a 23 anos de reclusão.

“O trabalho revelou ainda que integrantes do grupo investigado já haviam sido presos anteriormente pela prática do mesmo crime e de diversos outros, de notória gravidade, a exemplo do tráfico de drogas e do porte ilegal de armas de fogo”, explicou a Polícia Federal em nota.

Ao todo, participam da operação 50 Policiais Federais que dão cumprimento aos mandados em endereços residenciais e comerciais localizados nos municípios de Pesqueira, Caruaru e Lajedo, no Agreste de Pernambuco, na capital São Paulo e em Paranaguá, no Paraná.

A polícia explicou que o nome da operação está relacionado às origens conhecidas do uso do fumo no continente americano, atribuído à civilização Asteca, e ao principal investigado e chefe da organização criminosa, que se diz da linhagem de povos originários. Fonte: G1