Pernambucano faz registros impressionantes da ‘Superlua’ em Arcoverde

Município está na lista das dez cidades do país com melhor céu para observação, de acordo com o ranking do Observatório Nacional do Rio de Janeiro.

Um membro da Associação Astronômica de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, fez registros impressionantes da ‘Superlua’ nesta terça-feira (1°). O registro foi feito por Marlon Tenório da Associação Astronômica do município com uma lente 50 milímetros.

Apesar do nome, o termo “superlua” não é uma definição astronômica oficial. Ele é usado nos momentos em que a lua cheia acontece próxima ao perigeu, quando está mais próxima da Terra e, portanto, parece maior e mais brilhante.

A cidade de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, está na lista das dez cidades do país com melhor céu para observação, de acordo com o ranking do Observatório Nacional do Rio de Janeiro. O município conta com projetos de astronomia e um mirante que recebe turistas e a população da cidade.

Próximos eventos astronômicos

Além desta superlua, no segundo semestre do ano ocorrerão mais dois eclipses, outra superlua e seis chuvas de meteoros. Veja abaixo as datas de cada um dos fenômenos.

Superluas e eclipses
🌕 31 de agosto – Superlua azul (visível em boa parte do país);
☀️14 de outubro – Eclipse solar anular (visível em boa parte do país);
🌗 28-29 de outubro – Eclipse lunar parcial (visível em uma pequena parte do país).