Prefeito Gilvandro Estrela inicia ato de mobilização em prol da queda de arrecadação

Na manhã desta segunda-feira (14), o gestor municipal reuniu a população belo-jardinense em frente ao Palácio Municipal em um grande encontro municipalista sobre os interesses dos Municípios na aprovação da Reforma Tributária, como também tratar da queda de arrecadação, que traz consigo grandes impactos a cidade. Mais de 200 pessoas participaram do momento, entre vereadores, secretários, munícipes e servidores públicos.

Hoje estamos de luto. Não é de hoje que os municípios brasileiros são penalizados, a população mora nas cidades, mas quem fica com a maior parte do bolo é o governo federal e os governos estaduais, os prefeitos ficam a pedir esmolas aos governantes. Esse momento não é pra jogar pedra em ninguém, mas alertar a população e aos servidores de que os municípios estão falidos, e quem está fazendo isso? São quase 3 milhões de reais que deixamos de receber por direito, não é por que a arrecadação diminuiu, pelo contrário”, disse o Prefeito Gilvandro explicando a população a importância desse ato.

Que continuou enfatizando o quanto a verba influência em todas as áreas da gestão municipal. “Quem vai manter a responsabilidade de deixar as escolas funcionando? quem vai ser responsável quando não houver funcionários nos hospitais por falta de pagamento? com luz e água cortada? sem merenda. Temos uma herança de mais de 100 milhões, no qual já pagamos quase 30 milhões, se não fosse essa maldita herança que herdamos Belo Jardim estaria 100x melhor do que está”, finalizou o Prefeito.

O governo municipal está acompanhando todo o processo, segundo o secretário de Gestão Pública, Vinicius Amorim, esse ano Belo Jardim já perdeu de receber, em comparação ao ano passado, mais de 2,6 milhões. “Só esse mês a gente teve uma queda de ICMS de mais 600 mil e FPM de mais de 600 mil, juntando os dois de mais de 1,2 milhão no mês, que acaba prejudicando não só fornecedores como também deixa o trabalho mais difícil de honrar com o calendário de pagamento dos servidores.

A mobilização também está acontecendo em outras regiões, são mais de 1,5 mil gestores municipais lutando por uma mesma causa. A grande mobilização foi definida após reunião do Conselho Político da entidade em julho. Além da Reforma Tributária, os gestores estarão mobilizados pelo avanço da pauta prioritária dos Municípios. A proposta da CNM para essa mobilização é promover reuniões de bancadas dos gestores municipais com senadores para apresentar as premissas do movimento municipalista na Reforma Tributária e apontar as mudanças que precisam ser feitas no texto durante as discussões na Casa.

Essa mobilização não só em Belo Jardim, mas em outros municípios para que recursos voltem a vir pros municípios onde as coisas acontecem.