1ª Conferência Municipal das Juventudes de Belo Jardim discute políticas públicas e elege quatro delegados para a etapa estadual

Uma ação importante e inédita aconteceu nesta quarta-feira (27) na Quadra Poliesportiva da Escola Professor Donino: a 1ª Conferência Municipal das Juventudes, realizada pela Secretaria de Juventude de Belo Jardim. Com o tema “Reconstruir o presente, construir o futuro: Desenvolvimento, direitos, participação e bem-viver”; o evento reuniu 120 jovens belo-jardinenses para discutir a criação de políticas públicas para a juventude local. A ação marca o início de uma nova etapa na construção de uma nova história para os jovens de Belo Jardim.

O prefeito Gilvandro Estrela marcou presença no evento e compôs a mesa diretora junto com o secretariado municipal. Ele fez questão de enfatizar que “os jovens são as pessoas mais importantes do futuro de Belo Jardim. Eles tem que ser valorizados, reconhecidos e prestigiados. A cidade que estamos construindo hoje é para que a juventude usufrua daqui a alguns anos. Então esse espaço é fundamental para discutir temas e ouvir as propostas e anseios que eles querem e almejam. Por isso, fico muito feliz de ver essa quadra lotada. Isso mostra que os jovens belo-jardinenses estão lutando pelo seu futuro”, declarou.

Na conferência, participaram jovens e alunos da UFRPE, da EREM Belo Jardim, da EMEI Dulce Ramos, da ETE Edson Mororó e do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA). Eles ouviram uma palestra ministrada por Marina Alencar, membro da superintendência da Juventude Estadual, e com ela, participaram de um debate sobre o Estatuto da Juventude. Eles também apresentaram algumas propostas que eles sentem a necessidade de mudança, tais como: oferta de psicólogo e atendimento médico nas escolas; disponibilização de absorventes nas escolas para jovens em situação de vulnerabilidade social; propagação em massa da ID Jovem, benefício que garante acesso de meia-entrada a viagens interestaduais, shows, teatros, cinema, e outros meios; assim como outras pautas relevantes para a sociedade.

Outro momento importante na conferência foram as votações dos GT sobre as 12 temáticas abordadas, sendo 11 delas direitos previstos  pelo Estatuto da Juventude e uma sobre o tópico do Sistema Nacional da Juventude (SINAJUVE). Dentro desses 12 temas, a juventude votou nos três principais tópicos de cada um. Esses tópicos serão debatidos na próxima etapa, que será a Conferência Estadual de Juventude, com data prevista para os dias 24, 25 e 26 de outubro, em Recife.

Ainda na conferência municipal, foram eleitos quatro delegados e 4 suplentes, subdivididos entre poder público e sociedade civil. Os eleitos representarão Belo Jardim nas etapas estadual e nacional. Os representantes do poder público foram Gabriel Pereira e Eduarda Vilar (titulares) e Matheus Batista e Sahmara Pinheiro (suplentes). Já a sociedade civil vai ser representada por Laís Victoria e Felipe Patriota (titulares) e Adriel Macedo e Ludmilla Emilly (suplentes).

A secretária da pasta, Letícia Severo falou sobre o evento. “O sentimento hoje é de alegria e gratidão. É  essencial ver esse protagonismo juvenil aqui em Belo Jardim; ver a participação dos jovens nos debates, nas votações, escolhendo seus representantes… Foi um dia especial e o marco de uma nova etapa. Em 10 anos de existência da Secretaria de Juventude, é a primeira vez que é realizada uma conferência municipal, então o sentimento é de dever cumprido e de esperança de um futuro melhor para a juventude belo-jardinense”, finalizou.