Prefeitura de Belo Jardim facilita acesso ao DIU de cobre para planejamento reprodutivo

Em busca de promover a saúde reprodutiva das mulheres, a Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Saúde, está implementando uma iniciativa importante para ampliar o acesso aos métodos contraceptivos reversíveis de longa duração: a inserção e retirada do DIU de cobre. Ele é reconhecido por sua alta eficácia na prevenção da gravidez e pode ser utilizado por um longo período.

Para as mulheres interessadas em iniciar o processo de inserção do DIU de cobre, o primeiro passo é dirigir-se à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Lá, elas podem agendar uma consulta prévia com a enfermeira da unidade, que irá avaliar se a mulher se enquadra nos critérios para a utilização do DIU de cobre.

Se não houver nenhuma contraindicação, a enfermeira solicitará o exame preventivo. Se a mulher já tiver realizado o exame no último ano, ele estará dentro da validade para a avaliação da inserção do DIU. Após essa etapa, estando a mulher apta para o dispositivo, a inserção pode ser agendada, dependendo da disponibilidade de vagas e datas.

A inserção do DIU de cobre será realizada na Clínica Materno-Infantil Conceição Moura, localizada na Rua Coronel Antônio Marinho, n° 335, bairro Ayrton Maciel, todas as terças-feiras pela manhã, a partir das 7h30.

O início desse importante serviço está marcado para terça-feira, dia 3 de outubro, proporcionando às mulheres de Belo Jardim uma opção adicional e eficaz de contracepção de longa duração.