ESG no Brasil: Masterboi implementa programa para rastreabilidade em parceria com GPA e NWF

ESG no agronegócio avança no Brasil com iniciativa implantada por frigorífico pernambucano que tem unidades industriais em três estados

Em mais um passo importante para o ESG (governança ambiental, social e corporativa) no agronegócio no Brasil, o frigorífico pernambucano Masterboi inicia em outubro a terceira etapa do seu Programa de Monitoramento de Indiretos. É uma parceria inédita com o Grupo Pão de Açúcar (GPA) e a National Wildlife Federation (NWF), uma das maiores e mais antigas organizações não-governamentais voltadas para a sustentabilidade. Essa etapa da iniciativa é voltada para o bioma Amazônia.

A implementação do programa, iniciada em 2018, representa um avanço significativo nos esforços da companhia para monitorar os fornecedores indiretos, já que hoje, todos os fornecedores diretos já são monitorados. Os fornecedores indiretos fornecem gado para os diretos e a cadeia do agro tem sido cobrada para desenvolver soluções que garantam, em todas as suas fases, a compra de animais de acordo com as diretrizes ESG.

“Essa iniciativa expressa nosso propósito de cuidar dos valores ESG, impactando positivamente as comunidades e ecossistemas nos quais estamos inseridos, visando dessa forma contribuir para uma pecuária sustentável e com visão de futuro”, afirma o sócio-fundador da Masterboi, Nelson Bezerra, acrescentando que desta forma, a empresa assegura seu compromisso com a sustentabilidade, ampliando sua competitividade, principalmente no mercado internacional.

Em 2022, ao tomar conhecimento desse programa inovador, o Grupo Pão de Açúcar se interessou em entrar numa parceria para conhecer e acompanhar o projeto.

Coração do programa

O coração do programa é o VISIPEC. A solução, desenvolvida pela NWS em parceria com a Universidade de Winconsin-Madison (EUA), cruza informações de bancos de dados públicos, como a guia de trânsito animal (GTA) e o Cadastro Ambiental Rural (CAR) da propriedade de origem.

O CAR é um registro público eletrônico nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar dados ambientais das propriedades e posses rurais, compondo uma base para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

Brinco eletrônico garante a rastreabilidade

Para o futuro do projeto, a empresa planeja adotar o método de brinco eletrônico para rastreamento. O dispositivo é equipado com um chip que permite a leitura das informações do animal como peso, idade, raça e propriedade de origem, possibilitando o rastreamento socioambiental.

Além da rastreabilidade, os brincos permitem a identificação do animal – distinguindo os bovinos em uma propriedade – e contribuem para o controle de zoonoses (como a mosca-do-chifre), por meio do acompanhamento do status individualizado e ainda ajudam no processo de engorda, já que permitem o acompanhamento do ganho ou perda de peso do boi.

“Esse é um argumento fundamental para o avanço do programa, já que vamos realizar uma série de ações para engajar os produtores da nossa cadeia ao projeto. Ao participar dessa iniciativa, esse parceiro vai estar, não apenas, integrando seu rebanho a um sistema de controle socioambiental, mas tendo acesso a dados fundamentais para o aumento da sua produtividade”, destaca a head de ESG & Compliance da Masterboi, Sandra Catchpole.

Sobre a Masterboi

A história do Grupo Masterboi é bastante emblemática, dentre as pequenas empresas que se tornaram grandes negócios no Brasil. Tudo começou num box no Mercado Público de Afogados, em Recife. O açougue, aberto pelo patriarca da família, passou a ser comandado pelos irmãos Nelson e Guilhermina em 1988 e se tornou um dos estabelecimentos mais movimentados do mercado. Era o início da trajetória de sucesso que iria resultar na Masterboi, hoje uma gigante do setor de proteína animal no país.

Atualmente o grupo exporta para diversos países, como Chile, China e Países Árabes. Além da carne bovina, que é o carro chefe da empresa, a Masterboi revende pescados, embutidos, vegetais, laticínios, suínos, ovinos e aves.

Entre os maiores ativos da companhia estão as pessoas, tecnologia e inovação. São três eixos que recebem investimentos sistemáticos a fim de que a empresa se mantenha movida pela energia de profissionais que compartilham do seu propósito, além de conectada à realidade do mercado e às tendências para o futuro.

Esses valores estão alinhados a uma visão de negócio, focada em preservar a sustentabilidade, com visão de futuro, em todas as fases da cadeia de valor e em todas as regiões onde a Masterboi atua.