Cooperativa apoiada pelo ProRural marca presença em ações na Copa 2014

DSC_5564 copy

Apicultores do Pajeú participam da Campanha Brasil Orgânico e Sustentável

 

O mel de abelha produzido por apicultores do Pajeú estará presente em iniciativas da Copa 2014 de apoio à agricultura familiar.  A Coodapis – Cooperativa de Desenvolvimento da Apicultura do Nordeste Brasileiro, com sede em Tabira – foi selecionada  pelo Ministério do Desenvolvimento  Social  para  fornecer mel em sachês para os kits-lanche que serão distribuídos aos voluntários que atuarão durante a Copa do Mundo 2014.

A  cooperativa também participará dos quiosques da campanha Brasil Orgânico e Sustentável que vão comercializar produtos da agricultura familiar em dez cidades-sede do Mundial. Em Recife, a Coodapis vai expor seus produtos em um espaço instalado no Recife Antigo, no período de 19 a 26 de junho. No total, foram selecionados, em todo país por edital público, 60 grupos e associações de agricultores, que vão representar 25 mil famílias de produtores nos quiosques da campanha.

“Estamos otimistas e orgulhosos com esta participação. Para a Cooperativa tudo vem a somar, adquirindo experiência e aprendendo  cada vez mais”, afirma o presidente da Coodapis, Adelmo Cabral. A cooperativa possui 325 associados, reunindo produtores de oito municípios de Pernambuco (Afogados da Ingazeira, Dormentes, Iguaraci, Manari, Santa Terezinha, Solidão, Tabira e Tupatetama) e quatro da Paraíba, que chegam a produzir 250 toneladas de mel por ano.

Apoio à apicultura – Desde 2009, os agricultores familiares da Coodapis recebem apoio do ProRural em suas atividades de processamento e comercialização do produto. Atualmente, a Cooperativa participa do Plano Territorial da Apicultura e Meliponicultura, executado pela Secretaria de Agricultura por meio do ProRural, e além disso, está em andamento um novo projeto para financiamento de um entreposto de mel.  “Com recursos da ordem de R$ 663 mil, esta iniciativa traz grandes benefícios econômicos e sociais aos produtores que atuam na rede produtiva da Apicultura no Sertão pernambucano”, explica o gerente geral do ProRural, Walmar Jucá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *