Banco do Nordeste registra R$ 10 bilhões em crédito para o agronegócio em 2023

Na agricultura familiar, maioria dos financiamentos do BNB é para mulheres

 

São Paulo (SP), 26 de outubro de 2023 – Ao chegar à marca de R$ 10 bilhões em recursos destinados ao segmento do agronegócio, em 2023, o Banco do Nordeste (BNB) registra crescimento de 135% no volume de investimentos com esse setor produtivo, se considerados os últimos cinco anos. O dado foi anunciado durante o 8º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, que aconteceu nesta quarta, 25, e quinta-feira, 26, em São Paulo (SP), com patrocínio do BNB.

O superintendente do Agronegócio e de Microfinança Rural do Banco do Nordeste, Luiz Sérgio Farias, explica que, levando em conta as peculiaridades desse segmento, que aponta para constante crescimento, a instituição financeira tem desenvolvido uma política específica de atendimento para o agronegócio e agricultura familiar.

“Reconhecemos a força do agronegócio brasileiro e das mulheres no agro, em especial, em nossa área de atuação, por isso disponibilizamos ações específicas que contribuem para maior elevação do potencial produtivo desse segmento, como crédito para pesquisa de difusão de tecnologias, incentivo à utilização de tecnologias de convivência com a seca, recuperação de áreas degradadas, ampliação das áreas irrigadas, apoio à logística de armazenamento da região e estímulo aos projetos de inovação e geração de energia por fontes renováveis, entre outros”, destaca.

Com 9% da rede bancária em toda a sua área de atendimento – Região Nordeste e parte dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, o Banco do Nordeste é responsável por 48% dos financiamentos com crédito rural e por 94% das operações contratadas com a agricultura familiar da região. É exatamente na agricultura familiar que o BNB dispõe de crédito específico para mulheres, e já registra, em 2023, 51% do público atendido por estes programas de crédito específico formado por agricultoras familiares.

“É fundamental que o Banco do Nordeste esteja presente neste Congresso Nacional, porque evidencia a representatividade da instituição para os negócios rurais em toda a nossa área de atuação e as possibilidades de incentivo para que o setor siga em crescimento. Além de apresentar nossas principais soluções de crédito rural, aproveitamos a oportunidade para destacar a força do BNB para esse segmento produtivo e conhecer as tendências da liderança feminina no campo”, destacou a superintendente estadual do Ceará, Eliane Brasil, que coordenou a comitiva de gestoras do BNB participantes do evento.

CNMA 2023

O 8º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio registrou a presença de mais de 3 mil mulheres atuantes no agronegócio brasileiro, tanto como empresárias e produtoras, quanto técnicas e pesquisadoras. Com o tema “Dobrar o Agro de tamanho com sustentabilidade: A Marca Brasileira”, a finalidade do evento foi promover discussões importantes e atuais, com grandes nomes, empresas e instituições ligadas direta e indiretamente ao setor, além de fomentar e reconhecer a presença e liderança feminina no agronegócio.

Realizado pelo Transamerica Expo Center, o CNMA contou com programação que abordou temáticas como desafios da produção sustentável, gestão de propriedades rurais, diversidade, inclusão e sustentabilidade na agricultura familiar, ESG, tecnologia como pilar da sustentabilidade, potencialidade agroenergética do Brasil, entre outros.