BNB reconhece empreendedores pernambucanos por seus resultados e gestão de negócio

O poder transformador das iniciativas de negócio no campo e na cidade foi reconhecido pelo Banco do Nordeste (BNB), nesta sexta-feira, 10, com a entrega do XVI Prêmio BNB de Microfinanças e do VIII Prêmio BNB da Agricultura Familiar, em Recife (PE). Nove casos de sucesso que provocaram significativos impactos sociais nas famílias e entorno foram agraciados em evento com a participação do presidente do Banco, Paulo Câmara.

Os empreendedores contemplados foram selecionados entre clientes dos programas de microcrédito urbano, Crediamigo, e rural, Agroamigo, e do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) em todo estado de Pernambuco.

Os vencedores foram eleitos com base em critérios como expansão e lucratividade, evolução de compras, investimento na melhoria da qualidade de vida da família, acesso ao crédito, aspectos ambientais, incremento de receitas e boas práticas de gerenciamento.

Segundo Paulo Câmara, a premiação desta sexta-feira simboliza o reconhecimento aos empreendedores que geram ocupação e renda na área de atuação do BNB. “Todos os mais de três milhões de clientes que nós temos no Agroamigo e no Crediamigo são merecedores de homenagens. Aqueles que conseguiram ter mais sucesso, a gente está homenageando da maneira formal, mas a gente também tem que estar sempre de olho atento e buscando estar junto de todos para que possam alcançar os seus sonhos. Essa é a diferença dessa política de crédito. Não é só emprestar dinheiro, mas dar assistência e acompanhar o negócio de cada um”, afirma.

Confira a relação de vencedores:
Os microempreendedores urbanos, clientes do Crediamigo, receberam a premiação em três categorias. Edileusa da Silva dos Santos, de Petrolândia, foi a vencedora em Produção e Comercialização. Carmelita Ariana Nunes Franco, de Ouricuri, venceu em Empreendedorismo Sustentável. Em Inovação e Tecnologia o vencedor foi Marcone Nunes da Silva, de Camaragibe.

Em microempreendedorismo rural concorreram clientes atendidos pelo Agroamigo. Samila dos Humildes Macedo, de Dormentes, ganhou em Inovação e Tecnlogia. Na categoria Empreendedorismo, o vencedor foi José Uelton Rodrigues, Mirandiba. Em Sustentabilidade, o premiado foi Everaldo Jo Silva, de Brejo da Madre de Deus.

Na Agricultura Familiar, foram escolhidos produtores enquadrados no Pronaf que se destacaram por suas práticas. Na categoria Empreendedorismo, o troféu ficou com Silvia Silva dos Santos Tenório de Almeida, de São Bento do Una. Em Inovação e Tecnologia, o campeão foi Suterlande Nascimento Nunes, de Floresta. Maria Raimunda do Carmo Barbosa, ou simplesmente Dona Maroca, de Taquaritinga do Norte, foi a vencedora na categoria Sustentabilidade.