Milei é o novo presidente da Argentina

O peronista e atual ministro da Economia, Sergio Massa, admitiu neste domingo, 19, que foi derrotado pelo ultraliberal Javier Milei na eleição presidencial. Em pronunciamento, antes da divulgação dos dados oficiais, Massa afirmou que conversou com Milei e felicitou o presidente eleito.

Relatos e informações na Argentina já davam como certo a vitória de Milei. Segundo o jornal Clarín, às 20h, mais de 70% dos votos já foram apurados.

Milei venceu na Espanha e na Itália

Em outras partes do mundo, porém, alguns números foram revelados. Cerca de milhares de argentinos que vivem em outros países já votaram e escolheram o próximo presidente do país. Segundo informações do jornal Clarín, na Espanha, o ultraliberal Javier Milei venceu por 69% do votos válidos contra 31% do atual ministro Sergio Massa. Foram 7.765 votos para o candidato do La Libertad Avanza, enquanto Massa teve 3.541 votos. Não houve brancos ou nulos no total de 11.306 eleitores no país europeu. Milei também foi o escolhido na Itália, onde  recebeu 58% dos votos, enquanto Massa teve 39%. Cerca de 542 argentinos votaram.

Na França, o peronista ganhou e teve 56% contra 38,7% do votos válidos de Milei. Cerca de 4,4% votaram em branco e 1% votou nulo. Outro país com vitória de Massa foi a Suécia, com 128 votos para o candidato do governo, contra 84 votos para Milei.