Brasil bate novo recorde de temperatura, com 44,8º

(231115) — SAO PAULO, 15 noviembre, 2023 (Xinhua) — Una mujer se refresca en una fuente durante una ola de calor, en Sao Paulo, Brasil, el 15 de noviembre de 2023. (Xinhua/Rahel Patrasso) (rp) (ah) (ra) (vf)

O Brasil bateu um novo recorde de temperatura no país ao alcançar 44,8 graus centígrados, informou nesta segunda-feira o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A temperatura recorde foi registrada no domingo no município de Araçuaí, no norte do estado de Minas Gerais (sudeste), a 680 quilômetros da capital regional, Belo Horizonte.

O recorde anterior de calor no Brasil era de 2005, quando em 21 de novembro daquele ano foram registrados 44,7 graus centígrados no município de Bom Jesus, no estado do Piauí (nordeste).

O Brasil sofreu nos últimos dias sua oitava onda de calor este ano, o que levou muitos municípios a registrarem a temperatura mais alta de sua história.

O município de São Romão, também em Minas Gerais, registrou uma temperatura de 43,4 graus centígrados, assim como Porto Murtinho e Corumbá, ambos no estado de Mato Grosso (centro-oeste).

A onda de calor vivida por boa parte do Brasil nos últimos dias foi atribuída a uma grande massa de ar seco.

Além disso, a frente fria entre São Paulo e Rio de Janeiro colaborou com o aquecimento pré-frontal, que intensificou o calor. Fonte: DP