Prefeitura de Belo Jardim conclui aplicação de provas do Saeb e Saepe

As avaliações foram realizadas com alunos do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental

A Prefeitura de Belo Jardim concluiu a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe). As aplicações aconteceram entre os dias 07 e 23 de novembro, em cerca de 30 escolas dos municípios de Belo Jardim e Tacaimbó. Ao todo, 2.269 alunos do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental responderam as provas.

O Saeb é um conjunto de avaliações que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para elaboração, monitoramento e aprimoramento de políticas educacionais.

Já o Saepe foi criado com o objetivo de verificar o desempenho dos alunos da rede pública e fomentar mudanças na educação oferecida pelo estado. As duas avaliações são extremamente importantes para o município, pois, além de trazer um panorama de como está o processo de ensino-aprendizagem, é através dos resultados obtidos pelos alunos, como também sua participação na realização das provas, que garantem ao município a viabilização de recursos para a educação.

“Agradecemos o comprometimento e a dedicação de todos os envolvidos, desde a preparação para as avaliações nas diversas ações desenvolvidas ao longo do ano, até a culminância desse processo na aplicação das provas. Continuaremos cuidando para que os alunos de Belo Jardim tenham acesso a um ensino de qualidade”, destacou a secretária de Educação, Esportes e Tecnologia do município, Carmem Peixoto.