Após ataque no Sertão, Ibama confirma existência de 4 espécies de onça em Pernambuco

Após uma agricultora de 58 anos ter afirmado que foi atacada por uma onça-parda, na cidade de Carnaubeira da Penha, Sertão de Pernambuco o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) confirmou a existência de 4 espécies no estado.

Segundo o Ibama, em Pernambuco destaca-se a existência de 4 espécies de felinos: onça parda, jaguatirica, gato-do-mato ou gato-macambira e gato -maracajá. O órgão também reforça que os animais silvestres são protegidos por lei e que matar, perseguir, caçar ou mau tratá-los é crime ambiental.

 

O Ibama foi notificado sobre a ocorrência envolvendo a agricultora Maria Inez Freire Barros de Sá, de 58 anos, que estava trabalhando em uma plantação, na comunidade Riacho do Mundé, zona rural de Carnaubeira da Penha, quando uma onça teria se aproximado dela e a atacado.

O órgão disse ao g1, que acompanha o caso na busca de identificar as circunstâncias e evitar novas ocorrências de conflitos entre animais silvestres e humanos.

Ainda segundo o Ibama, o caso ocorrido em Carnaubeira da Penha pode estar relacionado com um filhote de onça parda que ainda está em processo de aprendizagem de captura de presas ou uma fêmea com filhotes que estaria defendendo as crias.

 

Na manhã desta quarta-feira (17), moradores do município divulgaram uma foto nas redes sociais de uma onça morta. O animal, segundo a população, seria o mesmo que atacou a agricultora no último sábado (13).

Sobre a morte do animal, o Ibama ainda não se pronunciou. O g1 entrou em contato com a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) que disse que não foi notificada sobre a captura da onça-parda, no sertão do estado nesta semana.

A CPRH também reforçar que capturar e/ou matar animais silvestres é crime ambiental previsto no Art 29 da Lei 9.605/98, passível de prisão e multa.