Prefeitura de Belo Jardim conscientiza população para doação de sangue

A Prefeitura de Belo Jardim está incentivando a população para ser um doador de sangue, devido ao baixo nível de estoque nos bancos de sangue de Pernambuco. Doar sangue é um ato voluntário que salva vidas, mais do que um dever de todo cidadão é um gesto de amor.

Atualmente,o estoque da Fundação Hemope está em estado crítico para todos os tipos sanguíneos. Por isso, a necessidade da conscientização das pessoas para a doação. Se você quer se tornar um doador de sangue e ser lembrado como alguém que salvou vidas, que fez um um ato de cidadania e solidariedade, você precisa saber quais critérios se enquadra para fazer doação.

1• A Identificação é obrigatória.  Em todas as doações é preciso apresentar um documento oficial do Brasil com foto.

2– O doador deve ter, no mínimo, 16 anos completos e no máximo 69 anos. Para os doadores menores de 18 anos é necessário a presença e o acompanhamento de um dos pais ou responsável legal, durante o processo de doação. O responsável legal deverá comparecer portando original e cópia xerox do documento de identificação com foto (RG, Carteira de Habilitação, Carteira Profissional ou Previdência Social).

Caso o doador opte por realizar a sua primeira doação após os 60 anos, será necessária uma avaliação e aprovação prévia do seu médico acompanhante.

3. O doador deve pesar no mínimo 50 kg.

4. É preciso ter características normais, com frequência entre 60 e 100 bpm.

5. A menstruação não contra-indica a doação, mas as mulheres que apresentarem sangramentos menstruais anormais serão avaliadas pelos triagistas e só serão liberadas se tiverem condições para tal.

6. O doador não deve doar em jejum, nem após uma alimentação copiosa (gordurosa). Deve fazer uma refeição leve antes da doação. Não pode doar quem estiver em jejum prolongado (mais de 12 horas).

7. É importante que o doador esteja se sentindo bem e que não esteja doente.

8. O candidato que for piloto de avião ou helicóptero, motorista de carretas ou ônibus, trabalhar em andaimes ou praticar paraquedismo ou mergulho e não puder interromper, por pelo menos 12 horas, as suas atividades, não poderá doar sangue.

Qualquer critério para a doação pode ser alterado pelo triagista, a quem cabe, de acordo com a análise do candidato à doação, a autorização final.

Se você quer ser doador, para agendar sua doação ligue para o número: 0800-081-1535.

Em Belo Jardim não tem banco de sangue, para doar é preciso se deslocar para Caruaru. O Hemope do município fica localizado na avenida Oswaldo Cruz, sem número, no bairro Maurício de Nassau. O horário de funcionamento é das 8h às 16h, de segunda a sexta.