Prefeitura de Belo Jardim se capacita para fiscalizar Programa Um Milhão de Cisternas

A Prefeitura de Belo Jardim está intensificando seus esforços para garantir o acesso à água potável para a população rural do município. Nesta semana, representantes da gestão municipal participaram de uma capacitação sobre o retorno do programa “Um Milhão de Cisternas”, do Governo Federal.

O programa, que visa atender a uma necessidade básica das comunidades que vivem no campo, concentra-se na construção de cisternas para armazenamento de água da chuva. Essas estruturas, feitas com placas de cimento, são instaladas ao lado de cada casa, proporcionando água potável de qualidade para as famílias que residem na Região Semiárida do Brasil.

Por aqui, o programa Cisternas está sendo executado pelo Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor (Cedapp), em parceria e financiamento da Associação Programa Um Milhão de Cisternas (AP1MC) e do Ministério de Desenvolvimento Social, para a implementação de 150 cisternas em Belo Jardim. Além disso, outras cidades da região, como Sanharó, Poção e Arcoverde, também serão beneficiadas.

Uma comissão municipal será estabelecida para fiscalizar a construção das cisternas, assegurando que o direito à água seja garantido. Essa iniciativa visa melhorar significativamente a qualidade de vida das famílias que dependem da água disponível na zona rural de Belo Jardim.