Do Sertão às Ladeiras: A história dos bonecos gigantes de Pernambuco

Belém do São Francisco, berço da tradição que conquista o carnaval de Olinda e anima o interior do estado. Confira a programação do Carnaval

Famosos pelas ladeiras de Olinda, poucos sabem a real história do nascimento dos Bonecos Gigantes de Pernambuco. A cultura surgiu na acolhedora cidade de Belém do São Francisco no sertão do estado. A origem dos bonecos foi através do padre belga Norberto Phalempin que chega ao munícipio no ano de 1910 em missão da Santa Sé.

Como consta no Memorial Zé Pereira e Vitalina – Os Primeiros Bonecos Gigantes do Brasil, o padre relatava que em comemorações cristãs no velho continente, utilizavam alegorias de tamanhos gigantes para representar ícones e os símbolos da fé católica atraindo os fiéis para os ritos litúrgicos.

Carnaval de Belém do São Francisco – Divulgação/Prefeitura

 

Dois personagem são importante para a construção desse movimento, Dona Almerinda Benquerida do Amor Divino, conhecida por Nenzinha e seu sobrinho Gumercindo Pires, filho do então prefeito da época o Coronel Jerônimo Pires de Carvalho. Dona Nezinha, uma mulher habilidosa com as artes manuais, preparava fantasias feitas de sedas e papel crepom, alegorias que com o tempo ganharam as ruas da vila nos períodos momescos.

Aprendendo as técnicas artesanais da Tia Nenzinha e inspirado pelo Padre Noberto, Gumercindo Pires junto com um grupo de amigos criaram um boneco com corpo de madeira e cabeça de papel machê. A intenção de Gumercindo e seus amigos era fazer que o gigante descrito pelo padre seguisse as procissões para o carnaval e levasse alegrias aos foliões, e assim com todo esforço nasce o então batizado, boneco de Zé Pereira.

 

A ideia se tornou sucesso e logo caiu na alegria dos moradores da cidade e da região, e ao longo de dez anos de festejos, Gumercindo decide dar a Zé Pereira uma noiva, Vitalina, e em um evento de muita alegria realizam o casamento dos gingantes juntando eternamente esses dois ícones da cultura do carnaval de Pernambuco.

O gigante e inovador movimento dos bonecos saem do sertão e chega as ruas de Olinda. Treze anos depois da criação de Zé Pereira, nasce um outro personagem famoso do estado, O Homem da meia noite. Sendo ele o primeiro de Olinda e incentivador dos inúmeros bonecos que vem surgindo até agora.

Belém do São Francisco hoje é um dos principais e tradicionais polos de carnaval do Interior do estado. Esse ano o município leva não apenas para a cidade mas também para os distritos rurais atrações para animar os festejos, gerando movimentação na economia da cidade, onde aquece da rede hoteleira aos serviços de gastronomia. Com uma programação diversificada, o objetivo é reunir todos os gostos musicais e trazer de varias outras cidades das região turistas para aproveitar os shows.

Agenda Carnaval Belém do São Francisco

Palco Principal

Sexta 09/02

Kaká Sales
Perfume Elétrico
Capim com Mel
Danilo Pernambuco
Saiddy Bamba

Sábado 10/02

Iago Ribeiro
Nathalia Calasans
Mirela e Lenoo
Nanara Bello

Domingo 11/02

Pagode dos Amigos
Zé Pile
Vilões do Forró
Rodrigão
Guilherme Ferri

Segunda 12/02

Livia Gonçalves
Luan Douglas
Unha Pintada
Wallas Arrais

Terça 13/02

Lucca Vaqueiro
Michel Brocador
Leticia Bastos
Ciel Rodrigues

Distritos – 11/02

Ibó

Tiago Moura

Turma do Peseiro

Riacho

Ronaldo e Paulinha

Terça 13/02

Ibó

Sabor de mel
Levi Ryan

Ricacho

Swing Massa

Programação Orla

Sábado 10/02

Anão da Pisadinha

Gaby do Peseiro

Domingo 12/02

Alex Caribé

Perfume Elétrico

Segunda 12/02

Arquivo Musical

Swing Massa

Terça 13/02

Rony Bala

Zé Pilé