Eleições 2024: janela partidária deve movimentar a política em Belo Jardim

A janela partidária promete movimentar a política belo-jardinense nove meses antes do pleito eleitoral de 2024. Vereadores da base governista, que atualmente estão em partidos de oposição ao prefeito Gilvandro Estrela, terão de buscar um novo partido para disputar um cargo na Câmara Municipal.

Grande parte dos edis que estão na oposição ao governo municipal, foram eleitos em partidos que compõe a base governista, deverão buscar um novo partido, mas a missão não será fácil. A oposição em Belo Jardim está totalmente dividida, entre dois grupos:

De um lado, o ex-prefeito João Mendonça, que tem sob seu controle o PSB e PSD, cujo principal nome para disputar a cadeira de prefeito é o vereador Rômulo César de Holanda, compadre do atual chefe do executivo. Rômulo foi eleito pelo antigo Democratas, hoje União Brasil, mesmo partido do prefeito Gilvandro Estrela.

Do outro lado, o vice-prefeito, Dr. Maneco, que formalizou sua saída do grupo político de Gilvandro Estrela em janeiro deste ano e planeja disputar a prefeitura pelo Republicanos, do atual ministro Silvio Costa Filho. Maneco corre contra o tempo para conseguir articular sua candidatura e ter uma base mínima de candidatos a vereadores para compor seu palanque.

Muito se fala de uma possível união entre o ex-prefeito João Mendonça e Dr. Maneco, que durante as eleições de 2020 trocaram ofensas e acusações pessoais, mas que agora podem unir forças para tentar vencer Gilvandro Estrela nas urnas. A ideia sofre algumas divergências pelos correligionários dos dois políticos, no entanto, pode acontecer.