Ariano Suassuna, Lambreta, Terezinha e Ângela: quem são os homenageados do São João de Caruaru 2024

 Personalidades serão homenageadas durante as festividades que tem 72 dias de programação.

Cinco personalidades foram escolhidas para serem homenageadas no São João de Caruaru 2024. Os nomes foram divulgados em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (19/03), para divulgar as novidades e a programação deste ano.

Pela primeira vez, a festa junina terá um tema: “A evolução do Barro”. A temática estará presente em diversos espaços da cidade, isso inclui a nova identidade visual do evento. Este ano, o São João de Caruaru conta com 72 dias de programação e começa no dia 19 de abril.

LEIA TAMBÉM:

Confira a programação completa do São João de Caruaru 2024

Saiba quem são os homenageados do São João 2024:

Ariano Suassuna (em memória)

Em 2024, completa-se 10 anos da morte de um dos maiores nomes da literatura brasileira. Ariano Suassuna foi um escritor, dramaturgo e poeta que fundou o Movimento Armorial, responsável por apresentar o sertão como um universo lúdico e cultural. Entre as suas principais obras, está o Auto da Compadecida, com seus inesquecíveis protagonistas, Chicó e João Grilo.

Patrimônio Vivo de Caruaru e Mestra na arte do barro, Terezinha Gonzaga é artesã do Alto do Moura e defende com muito amor a manutenção da sua arte. Passou por grandes dificuldades na vida após o marido, que morreu neste ano, ficar em estado vegetativo. Criou sozinha seus filhos, mantendo-os dentro da arte do barro como maneira de salvaguardar o legado do marido. Ela é uma das grandes líderes da comunidade.

Ângela Maria de Oliveira é agricultora aposentada e bacamarteira do 27° Batalhão da Serra dos Cavalos, que tem mais de 30 anos de atuação em Caruaru. Diante do fato do “ser bacamarteiro” ter sido masculinizado ao longo dos anos, dona Angela é símbolo de resistência não apenas para sua geração, como também para as futuras, mostrando que o espaço também pode – e deve – ser ocupado por mulheres.

Empresário com mais de 30 anos de atuação, Adolfo José é dono de uma empresa de ônibus e, mais recentemente, tornou-se proprietário de uma rádio, contribuindo para a disseminação da informação no município. Ele também já foi vereador de Caruaru.

Fernando Dias de Oliveira, mais conhecido como Lambreta, foi um vereador de Caruaru. Ele teve atuação de destaque, sobretudo, em comunidades carentes do bairro Centenário e do Monte Bom Jesus. Lambreta foi eleito vereador por cinco mandatos consecutivos, de 1989 a 2004.

G1