Março Lilás: durante todo o mês diversas ações foram realizadas pela Prefeitura de Belo Jardim

Campanha visa a conscientização da prevenção e combate ao câncer de colo do útero

A Gestão Municipal, sempre em busca da promoção à saúde e qualidade de vida para todos os belo-jardinenses, realizou, no mês de março, diversas ações da Campanha Nacional “Março Lilás” para ressaltar a importância da prevenção contra o câncer de colo do útero, riscos de desenvolvimento da doença e sintomas.

O câncer de colo de útero é a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Também conhecido como câncer cervical, pode ser causado pela infecção persistente do vírus do HPV, uma doença sexualmente transmissível. Uma das formas de identificação do HPV é através do exame preventivo, que deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces que, se tratadas, são curadas em quase todos os casos, não evoluindo para o câncer.

Em Belo Jardim, na Clínica Materno-Infantil Conceição Moura e nas Unidades Básicas de Saúde do município várias palestras foram ministradas, para conversar sobre o tema e incentivar o exame citológico como prevenção. Além das palestras, nas 27 Unidades Básicas de Saúde de Belo Jardim também foi ressaltada a disponibilização da citologia para todas as mulheres.

“Apesar de ser uma doença grave, quando o diagnóstico é precoce as chances de cura do câncer de colo do útero são grandes. Durante todo o mês de março nós abraçamos a campanha ‘Março Lilás’ para incentivar as mulheres a realizar os exames preventivos de forma periódica. Nós seguiremos nos próximos meses nessa conscientização para garantir saúde a todas as belo-jardinenses”, destacou a secretária de Saúde, Aline Cordeiro.