Gestão Municipal comemora primeira reunião descentralizada de 2024 da Comissão dos Intergestores Bipartite e assembleia do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social sediadas em Belo Jardim

Eventos destacaram a pactuação de novas cozinhas comunitárias para o Programa Estadual Bom Prato e eleição de novos membros da CIB-PE

A Terra do Bitury sediou, neste mês, a primeira reunião descentralizada de 2024 da Comissão dos Intergestores Bipartite (CIB-PE). Essa foi a terceira reunião do ano e contou com a presença de 70 pessoas de 29 municípios de Pernambuco. Durante o encontro, a pauta destacada foi a definição de dez novas cozinhas comunitárias para integrar o Programa Bom Prato, gerenciado pela Secretaria Executiva de Combate à Fome (SECOF), da Secretaria de Assistência Social do Governo do Estado (Sasgovpe).

As cidades beneficiadas com mais uma unidade desses equipamentos serão: Exu, Sertânia, Gravatá, Altinho, Lagoa dos Gatos, Ibimirim, Jurema, Saloá e Ingazeira. Já Bodocó, no agreste de Pernambuco, receberá a sua primeira cozinha comunitária, somando 112 equipamentos no Estado.

Estiveram presentes na reunião, compondo a mesa do encontro, o secretário de Assistência Social da Prefeitura de Belo Jardim, Hildo Macêdo; a presidente da Comissão e secretária executiva de Assistência Social da Sasgovpe, Andreza Pacheco; a presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social, Ana Rita Suassuna e os demais integrantes da CIB-PE.

Assembleia do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Cogemas-PE)

Outro evento de grande importância também sediado em Belo Jardim foi a assembleia descentralizada do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Cogemas-PE), que contou com a palestra sobre o Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único da Assistência Social (Procad-Suas), além da eleição para recomposição dos membros da Comissão dos Intergestores Bipartite (CIB-PE) e do Conselho Fiscal.

Foi motivo de muita alegria receber esses importantes eventos, sediados em Belo Jardim, e acompanhar passos fundamentais para a política de controle da assistência social. Trazer a CIB e o Cogemas-PE para o interior são ferramentas de articulação imprescindíveis para que mais municípios conheçam os espaços de pactuações, entendendo que eles existem a seu favor”, destacou o secretário de Assistência Social de Belo Jardim, Hildo Macêdo.