SECA ESTÁ INDO EMBORA DE PERNAMBUCO DIZ ROBERTO TAVARES

roberto tavares - foto marília auto

Choveu muito no interior de Pernambuco, no final de semana, fazendo com que a seca braba que deixou dezenas de municípios sem água e milhares de animais sem terem o que comer vá ficando para trás.

Todas as barragens que abastecem a área metropolitana estão com mais de 50% de sua capacidade de armazenamento, o que dá segurança hídrica à capital pelos próximos dois anos.

Além disso, segundo a Compesa, quatro sistemas de abastecimento da Mata Norte foram desativados em caráter emergencial no último fim de semana por causa das chuvas.

Três deles foram afetados pelo aumento no nível dos rios, que inundaram as estações elevatórias, interrompendo o fornecimento de água.

O primeiro a ser desativado foi o sistema de Vicência, que deixou de abastecer parte da cidade às 17h do último sábado. O problema foi causado pela elevação do nível da água no Riacho Coitadinha.

A previsão dos técnicos da Compesa é de que a partir das 17h desta terça-feira o sistema esteja normalizado.

Já em Itaquitinga, o Rio Caraú também subiu, obrigando a Compesa a desligar o sistema de abastecimento a partir das 13h de do último domingo.

A cidade inteira teve o abastecimento comprometido e a estimativa da Compesa é que tudo estará normalizado às 12h desta quarta-feira (17).

Por sua vez, o distrito de Caueiras, em Aliança, foi afetado desde as 17h do domingo pela subida do nível das águas do Rio Sirigi.

Além de inundar a estação de bombeamento, a água danificou a tubulação. Os reparos estarão concluídos até as 17h desta quarta-feira, segundo a assessoria do presidente da Compesa, Roberto Tavares.

Em Timbaúba, parte da cidade ficou sem água devido a uma falta de energia ocorrida às 11h de ontem (14). O problema levou a uma falha mecânica na estação elevatória de Traz dos Montes. Uma equipe da Compesa já solicitou a confecção de uma nova peça para repor a que ficou danificada. A previsão é de que o sistema volte a operar às 12h da quarta-feira (17).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *