SDEC assina convênio para criação de Centro de Inovação e Produção de Bom Jardim

O Polo de Confecções e Têxtil ganhou, nesta quinta-feira (30/05), um novo braço de atuação para inovação e capacitação do setor. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC) assinou um convênio com a Companhia Integrada Têxtil de Pernambuco (Citepe), um braço da empresa PQS, da Petrobras, no valor de R$ 1.219.507,76 para a instalação do novo Centro de Inovação e Produção (CIP) de Bom Jardim, no Agreste Setentrional. A assinatura aconteceu no escritório da companhia no Recife e contou com a participação dos também parceiros da ação, o Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH) e a prefeitura do município.

O projeto tem como foco constituir o núcleo de confecções de Bom Jardim como empreendimento associativo, através da instalação de um prédio com espaços específicos para o desenvolvimento das atividades. A estrutura contempla a célula de produção com especialidade em jeans, malhas, cama, mesa, banho e lingerie e salas de aula, reuniões e administração. O convênio tem duração de 24 meses a partir de 30 maio deste ano e beneficiará 30 famílias de costureiras. “Estamos falando de um projeto novo que pode ser replicado em outros municípios. As costureiras criarão sua própria marca e poderão prestar serviço para outras empresas. É fazer mais com menos” contou a Gerente Geral de Economia Criativa da SDEC, Veronica Ribeiro.
O IADH terá o papel de realizar a mobilização social e a implantação do projeto, com modelo de gestão definido, durante os dois anos do convênio. O município já recebeu um Centro Vocacional Tecnológico (CVT), que formou diversas pessoas nas áreas de manutenção de máquina, modelista, design, entre outras funções. Segundo o Diretor Superintendente da PQS, Richard Ward, atualmente no Brasil a Cadeia Têxtil e de Confecções gera 1,7 milhão de empregos no Brasil e por isso é indispensável investir em todo o setor. “Quando viemos para Pernambuco o foco das nossas ações sociais eram a geração de emprego e a formação de pessoas. A construção deste CIP estrutura outro braço do setor, que vem após a nossa produção e assim, fechamos o ciclo da cadeia”, afirmou. 
Núcleo de Comunicação – Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco
Micheline Batista | Gerente Geral de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *