Tarifa do metrô fica congelada e a de ônibus sobre 14,26% no Recife

Enquanto o ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB), anunciava hoje (13) no Recife que a tarifa do metrô ficará congelada ao longo deste ano, o Conselho Superior de Transporte Metropolitano, vinculado ao Governo do Estado, aprovava um reajuste de 14,26% nas passagens de ônibus da área metropolitana.
Com o reajuste, o anel A passará de R$ 2,80 para R$ 3,20, o B de R$ 3,85 para R$ 4,37, o D de R$ 3,00 para R$ 3,45 e o G de R$ 1,85 para R$ 2,10. Essas novas tarifas entrarão em vigor à meia noite deste sábado (14).
Apesar do reajuste, o presidente do Conselho e secretário estadual das Cidades, Francisco Papaléo, fez questão de destacar que a passagem de ônibus no Recife continua sendo uma das mais baratas do país, graças aos subsídios oferecidos pelo Governo do Estado.
Segundo ele, “pelos cálculos dos técnicos do Grande Recife, a recomposição necessária para o funcionamento do sistema seria superior a 30%, o que elevaria o anel A para R$ 3,65 e o anel B para R$ 5,00. No entanto, para permitir a menor tarifa possível, o Governo do Estado banca, com recursos próprios, o passe livre estudantil, os terminais integrados, as estações de BRT, as linhas alimentadoras, o custo das concessões, entre outros itens. Esse subsídio chega a R$ 221 milhões ao ano”, disse o secretário.
Acrescentou que nos últimos 12 meses, itens importantes que compõem a planilha de custos foram elevados, causando impactos na recomposição da passagem, a exemplo da queda de 8,59% no número de passageiros, o dissídio coletivo do pessoal de operação com reajuste de 9,5% nos salários e a variação nos índices dos insumos (17,47% no lubrificante e 11,18% no veículo padrão ônibus).
Pela proposta apresentada pelo Grande Recife e aprovada pelo Conselho, 467 veículos com idade acima da vida útil (sete anos) serão substituídos por veículos novos ao longo deste ano.
Em 2016, esse item não foi considerado porque os 153 ônibus novos que passaram a integrar a frota ainda faziam parte da meta regulatória de 2015, que havia determinado a renovação de 400 ônibus.
De acordo com informações do Grande Recife Consórcio de Transportes, diariamente são transportados 1.728.000 passageiros na RMR. Destes, 1.120.000 pagam a tarifa inteira, 241.150 são estudantes e 344.000 têm acesso gratuito.
Esses passageiros são transportados por uma frota de 2.800 veículos com idade média de 4,7 anos em 394 linhas responsáveis por 25 mil viagens diárias.
RANKING DAS TARIFAS MAIS BARATAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS
CAPITAL – VALOR
Belém (PA) R$ 2,70*
Fortaleza (CE) R$ 2,75*
Macapá (AP) R$ 2,75*
Natal (RN) R$ 2,90*
São Luís (MA) R$ 2,90*
João Pessoa (PB) R$ 3,00*
Rio Branco (AC) R$ 3,00*
Palmas (TO) R$ 3,00*
Porto Velho (RO) R$ 3,00*
Manaus (AM) R$ 3,00*
Aracaju (SE) R$ 3,10*
Boa Vista (RR) R$ 3,10*
Maceió (AL) R$ 3,15*
Recife (PE) R$ 3,2036** (reajuste de 14,26%)
Vitória (ES) R$ 3,20 (reajuste de 16,3%)
Teresina (PI) R$ 3,30 (reajuste de 20%)
Brasília (DF) R$ 3,50 (reajuste de 16,37%)
Campo Grande (MT) R$ 3,55 (reajuste de 9,23%)
Salvador (BA) R$ 3,60 (reajuste de 9,09%)
Cuiabá (MT) R$ 3,60*
Curitiba (PR) R$ 3,70*
Goiânia (GO) R$ 3,70*
Florianópolis (SC) R$ 3,71 (cartão); R$ 3,90 (dinheiro) – (reajuste de 11%)
Porto Alegre (RS) R$ 3,75*
São Paulo R$ 3,80 (não houve reajuste)
Rio de Janeiro (RJ) R$ 3,80*
Belo Horizonte (MG) R$ 4,05** (reajuste de 9,04)
*Ainda não foi reajustada
** Valor da tarifa predominante
Ao saber do reajuste no preço das passagens, o vereador eleito Rinaldo Júnior (PRB), presidente licenciado da Força Sindical, divulgou a seguinte nota:
Como vereador do Recife, venho repudiar a decisão de reajuste de mais de 14% nas passagens de ônibus no Grande Recife. Principalmente pela forma de como a decisão foi tomada, numa reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano, que durou pouco menos de cinco minutos.
Além de ser um aumento inadmissível e irreal, ocorre num momento delicado em que passa a sociedade, vítima de uma profunda crise econômica que abala todas as famílias e trabalhadores e num momento em que todos os setores da economia procuram se esforçar por soluções para uma saída desta histórica crise.
Este conselho de Transporte deveria se reunir durante o ano para discutir o transporte público de qualidade e não apenas se reunir para discutir aumento de passagens. Sem falar que a atual gestão do Governo do Estado prometeu uma tarifa única de R$ 2,15 e na prática a população recebe um aumento desproporcional à situação econômica do país, cujo índice de reajuste foi o dobro da inflação acumulada nos últimos doze meses