Agenda política e econômica da semana

agenda

No campo internacional, destacam-se a reunião do Fórum em Davos, na Suíça, e a posse do empresário Donald Trump como presidente dos Estados Unidos. No Brasil, a União pode fechar acordo de recuperação fiscal com o Rio de Janeiro. O Banco Central divulga, na terça-feira (17), a ata da reunião que reduziu os juros para 13%. Na sexta-feira (20), o PT discute estratégia de ação contra as reformas do governo Michel Temer. Abaixo, outros destaques da política e da economia:

1. Os diretores do Banco Central Carlos Viana de Carvalho (Política Econômica), Reinaldo Le Grazie (Política Monetária) e Otavio Ribeiro Damaso (Regulação) participam de videoconferência com representantes do Ministério da Fazenda e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

2. Na terça-feira, a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, se reúne com prefeitos das capitais do País.

3. Ainda na terça-feira, o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, chega a Davos (Suíça), para participar do Fórum Econômico Mundial e deve retornar na quinta-feira (19). Antes de voltar ao Brasil, ele deve participar de entrevista coletiva para a imprensa brasileira.

4. O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, se reúne (17) com todos os secretários estaduais de Justiça e Segurança Pública para discutir medidas para a crise no sistema penitenciário.

5. Na quarta-feira (18), a Confederação Nacional da Indústria divulga o Índice de Confiança do Empresário Industrial.

6. Na quinta-feira (19), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) de janeiro.

7. Na sexta-feira (20), o ministro da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União – CGU, Torquato Jardim, participa, em Berlim, de reunião do BRICS e do Grupo de Trabalho Anticorrupção do G20.

8. Ainda na sexta-feira, a Confederação Nacional da Indústria divulga Sondagem Industrial.