Eunício Oliveira vence eleição para a presidência do Senado

Foto: Marcelo Camargo/ABr
Foto: Marcelo Camargo/ABr

Por 61 votos, o Senado confirmou no início da noite desta quarta-feira (1º) que o próximo presidente da Casa será Eunício Oliveira (PMDB-CE), sucedendo Renan Calheiros (PMDB-AL) no cargo. A vitória do peemedebista foi contra José Medeiros (PSD-MT), que teve 10 votos. Houve ainda dez votos em branco. Com o PMDB tendo a maior bancada e as articulações que foram feitas, o resultado já era esperado.

Empresário com a segunda maior fortuna declarada no Senado, R$ 99 milhões em 2014, o senador é defensor da agenda de reformas do presidente Michel Temer (PMDB), de quem se diz “amigo” e “parceiro”. Eunício Oliveira tomou posse logo após o fim da votação.

Eunício Oliveira está no primeiro mandato como senador, eleito em 2010, e era o líder do PMDB na Casa, cargo que vai agora ser ocupado por Renan Calheiros. Antes de chegar ao Senado, o novo presidente da Câmara foi deputado e ministro das Comunicações do governo Lula (PT) entre 2004 e 2005.

O senador afirmou não ter “nenhuma preocupação” com a homologação da delação dos 77 executivos e ex-executivos da Odebrecht. Ele foi citado pelo executivo Cláudio Mello Filho como recebedor de R$ 2,1 milhões em recursos para facilitar a aprovação de uma medida provisória de interesse da empreiteira.

O peemedebista rechaça a acusação e até tirou um “nada consta” do Supremo para dizer que não é alvo de investigação. “(Não tenho) nenhuma (preocupação), sei o que fiz e sei o que não fiz, tenho absoluta convicção e quem acompanha o meu trabalho sabe o que fiz nesses 20 anos.”

Fonte: Blog de Jamildo.