Grande Recife tem manhã de protestos nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (15), organizações sindicais de todo o Brasil realizam paralisações e protestos. O movimento, organizado pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo sem Medo, é contra a aprovação da Reforma Previdenciária proposta pelo governo de Michel Temer. Em Pernambuco, a manhã é de manifestações nas vias que cortam o Estado.

Por volta das 7h20, um grupo ateou fogo em pneus e entulhos e bloqueou os dois sentidos da BR-101, nas imediações do viaduto de Jardim São Paulo, na Zona Oeste do Recife. Também na BR-101, próximo à fábrica da Vitarela, uma manifestação interditou o tráfego de veículos no sentido Litoral Sul. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os dois atos já foram encerrados, mas o trânsito está lento na BR-101 em Jardim São Paulo porque o fogo ainda está na pista. Os Bombeiros estão seguindo para o local para apagar as chamas e liberar a via.

Uma manifestação está prevista para ter início às 9h, na Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Soledade, na área Central do Recife.

Veja quais serviços são afetados no dia de mobilização

O Sindicato dos Metroviários anunciou adesão ao movimento. Desta forma, o metrô do Recife só funcionará, nesta quarta-feira (15), das 5h às 9h e das 16h às 20h, nas linhas Centro e Sul. A Linha Diesel (VLT) não terá operação. Já os rodoviários não indicaram adesão ao movimento e os ônibus circulam normalmente pelo Grande Recife.

O Sindicato dos Bancários confirmou que irá participar do movimento. A categoria informou que pretende paralisar o movimento de suas agências na Avenida Conden da Boa Vista, das 10h às 12h. O funcionamento das agências em outras localidades depende da adesão dos funcionários ao movimento. O Sindicato dos Professores de Pernambuco também aderem à paralisação e, por isto, as aulas do dia deverão ser suspensas e os professores foram convocados para participar de uma assembleia geral.

Também vai aderir ao movimento o Sindicato dos Trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrados de Pernambuco, assim como os agentes penitenciários.

Fonte: JC.