Precisamos recuperar logo aqueles danos provocados pela chuva’, diz Michel Temer em Alagoas

Quatro pessoas morreram e outras cinco estão desaparecidas. Presidente falou da necessidade da reconstrução, mas não sobre valor a ser destinado.

Da esq.: prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), o presidente Michel Temer (PMDB) e o governador Renan Filho (PMDB) se reúnem em Alagoas para discutir danos causados pela chuva (Foto: Ricardo Oliveira/G1)Da esq.: prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), o presidente Michel Temer (PMDB) e o governador Renan Filho (PMDB) se reúnem em Alagoas para discutir danos causados pela chuva (Foto: Ricardo Oliveira/G1)

Da esq.: prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), o presidente Michel Temer (PMDB) e o governador Renan Filho (PMDB) se reúnem em Alagoas para discutir danos causados pela chuva (Foto: Ricardo Oliveira/G1)

 O presidente Michel Temer (PMDB) se reuniu, em Maceió, com o prefeito da cidade, Rui Palmeira (PSDB), e com o governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), para discutir a situação das áreas atingidas pelas chuvas. 4 pessoas morreram e mais de mil famílias tiveram que deixar suas casas.

“Dois fatores se apresentaram aqui. Um, nós precisamos cumprir a emergência, ou seja, recuperar logo aqueles danos provocados pela chuva. E mais adiante, não se trata de emergência, obras indispensáveis que sejam preventivas, ou seja, nós temos que proteger as encostas para que não hajam deslizamentos”, disse Temer.

O presidente da República chegou ao estado no final da tarde, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), acompanhado do presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB), e do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM).

Marechal Deodoro, na Região Metropolitana de Maceió, ficou coberta por água (Foto: Bruno Rios/Arquivo Pessoal)Marechal Deodoro, na Região Metropolitana de Maceió, ficou coberta por água (Foto: Bruno Rios/Arquivo Pessoal)

Marechal Deodoro, na Região Metropolitana de Maceió, ficou coberta por água (Foto: Bruno Rios/Arquivo Pessoal)

Ele falou também sobre a situação das pessoas que tiveram que deixas as suas casas, disse que é preciso reconstruir logo o que foi destruído, mas não da verba a ser destinada às áreas atingidas.

“Valores não tenho ainda, preciso verificar quais os danos e o que é que é preciso fazer, mas logo nós teremos resposta para isso”, disse o presidente.

 A reunião aconteceu no quartel do Exército Brasileiro em Alagoas, o 59ª Batalhão de Infantaria Motorizado. Antes disso, enquanto esperava o presidente desembarcar no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, o prefeito de Maceió afirmou que iria pedir ajuda federal.

Reunião com o presidente Michel Temer aconteceu no quartel do Exército Brasileiro em Alagoas, o 59ª Batalhão de Infantaria Motorizado. (Foto: Ricardo Lêdo/ Gazeta de Alagoas)Reunião com o presidente Michel Temer aconteceu no quartel do Exército Brasileiro em Alagoas, o 59ª Batalhão de Infantaria Motorizado. (Foto: Ricardo Lêdo/ Gazeta de Alagoas)

Reunião com o presidente Michel Temer aconteceu no quartel do Exército Brasileiro em Alagoas, o 59ª Batalhão de Infantaria Motorizado. (Foto: Ricardo Lêdo/ Gazeta de Alagoas)

“Primeiramente, vamos solicitar o que for necessário para a assistência imediata para quem está desabrigado, como colchões e medicamento. A longo prazo, vamos solicitar ao Governo Federal recursos para melhorar a infraestrutura da cidade”, disse Rui Palmeira.

O governador de Alagoas afirmou que também ia cobrar medidas excepcionais. “Vou solicitar que o Governo Federal edite uma medida provisória para que o Estado possa construir as obras de contenção das enchentes do Vale do Mundaú e do Vale do Paraíba, para que o Estado possa solucionar essa situação de uma vez por todas”.

Bombeiros buscam por desaparecidos após deslizamento de terra (Foto: Ricardo Oliveira/G1)Bombeiros buscam por desaparecidos após deslizamento de terra (Foto: Ricardo Oliveira/G1)

Bombeiros buscam por desaparecidos após deslizamento de terra (Foto: Ricardo Oliveira/G1)

Buscas pelos desaparecidos

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil continuam trabalhando nas buscas pelos desaparecidos. Nesta tarde, o trabalho ganhou reforço do Exército Brasileiro.

Quatro pessoas da mesma família foram soterradas por um deslizamento na Grota do Santo Amaro, no sábado (27). Nesta tarde, um outro adolescente sumiu quando nadava no Rio Mundaú, em Satuba.

Os bombeiros divulgaram um balanço na tarde deste domingo, informando que as buscas foram retomadas às 15h e que vão se estender até certa hora da noite. O trabalho deve ser retomado na manhã seguinte.

Chuva forte deixa quatro mortos e dezenas de feridos na Grande Maceió

Chuva forte deixa quatro mortos e dezenas de feridos na Grande Maceió

Cidades atingidas

Em Maceió, 212 famílias estão desabrigadas e outras 650 desalojadas (tiveram de buscar abrigo em casa de amigos ou parentes). O pedreiro Cícero Avelino dos Santos, 53, foi um dos que tiveram a casa destruída.

“Em questão de segundos a minha cama levantou comigo e me tirou do lugar. Quando caiu o primeiro lance da barreira, eu já estava acordado. Quando começou a cair, a geladeira já foi pro chão. Quando ela virou, eu já fiquei acordado sem ação. Já eram 3h da manhã e eu saí de casa. Uma hora depois eu saí para casa do meu vizinho. Veio outro lance de barreira. Se eu tivesse ficado, teria morrido”, relata o pedreiro.

Em Marechal Deodoro, também na Grande Maceió, subiu para cerca de 600 o número de famílias tiveram que deixar as suas casas. A prefeitura informou que só deve ter um cenário exato de desabrigados e desalojados na segunda (29).

Pilar, 30 famílias desabrigadas e 35 desalojadas, e em Atalaia são 200 famílias desalojadas. Em Jacuípe, famílias foram desalojadas e desabrigadas durante esta madrugada, por causa da elevação do nível do rio, que dá nome à cidade. Segundo o governo, ainda não se tem números porque o município da região Norte encontra-se sem comunicação.