Secretaria de Ciência e tecnologia de PE lança programas para fortalecer a inovação no Estado

O encerramento da Jornada de Iniciação Científica reservou uma excelente notícia para a Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco. O secretário Aluísio Lessa lançou oficialmente os programas Centelha e Pitec, que juntos vão investir cerca de 3,7 milhões em ações de capacitação profissional e empreendedorismo na área.

Por iniciativa MCTIC, através da Finep, em parceria com CNPq e o Confap, e operada pela Fundação CERTI, o Programa Centelha é voltado para criar empreendimentos inovadores e impulsionar a cultura empreendedora no Brasil.

O PITEC é destinado a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação e programas de formação de recursos humanos altamente qualificados, realizados em parceria entre empresas e instituições científicas e tecnológicas ou de ensino superior.

Para Aluísio Lessa, tanto Centelha quanto PITEC são ações de enorme impacto e que vão consolidar a grandeza do Ecossistema de Inovação de Pernambuco. “Os programas formam um elo sólido entre o poder público, o setor privado e as universidades. Serão investidos quase 4 milhões em capacitação profissional e empreendedorismo. Se Pernambuco já é referência em CT&I, tende a se consolidar como o Vale do Silício brasileiro com estas ações”, declarou.