Secretarias estaduais reúnem a população LGBT para apresentar o Crédito Popular

A apresentação, promovida pelas secretarias estaduais de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) e Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), reuniram cerca de 40 pessoas do segmento LGBT

 

As secretarias estaduais de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) e Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq) se uniram para levar informação ao segmento LGBT. Em ação promovida pela Coordenadoria Estadual de Políticas LGBT e a Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), cerca de 40 pessoas receberam dicas e tiraram dúvidas sobre o Crédito Popular, linha de crédito estadual que visa impulsionar o desenvolvimento de negócios.

Durante apresentação, que aconteceu no mini auditório do prédio da SDSCJ, no bairro da Boa Vista, a superintendente de Pequenos Negócios da AGE, Annaflora Simões, explicou como os interessados podem conquistar o crédito e quais os diferenciais da linha. “O crédito pode chegar até R$ 3 mil, as taxas são menores, sendo a partir de 1,49%, o parcelamento pode ser feito em até 12 vezes e o valor é depositado na conta bancária que o beneficiário quiser, não pedimos para abrir uma nova conta, por exemplo”, destacou. “Existe ainda um formato onde um empreendedor pode ser avalista do outro. Três pessoas, por exemplo, que são amigas e sentem confiança uma na outra podem fazer o crédito e elas avaliam quanto precisam. Sendo aprovado, cada um vai receber o valor que solicitou na sua conta”, completou. No final do momento, a superintendente se reuniu individualmente com as pessoas que ainda precisavam tirar dúvidas específicas.

Para Gabriel Ventura, que estava entre o público da apresentação, o momento foi muito importante pois permitiu que a população LGBT tivesse ciência da possibilidade de acesso ao crédito estadual. “Eu não sabia que existia essa opção no Estado e para mim, que estou começando a empreender, é muito importante ter o conhecimento amplo das possibilidades para eu consiga impulsionar o meu negócio. E essas palestras são necessárias para isso, propagar a informação e reafirmar as alternativas que nós, iniciantes e pequenos empresários, podemos ter para desenvolver o empreendimento”, afirmou.

De acordo com a coordenadora estadual de Políticas LGBT, da SDSCJ, Poliny Aguiar, a previsão é que o encontro aconteça em outros municípios pernambucanos. “Estamos organizando uma apresentação em Caruaru, que deverá acontecer no início de 2020. Muitas pessoas LGBTs já atuam de forma autônoma, então nosso objetivo é repassar o conhecimento sobre o crédito e ajudá-las a organizar e desenvolver o próprio negócio, além de estimular que outras pessoas do segmento também empreendam”, pontuou.