Homenagem aos 80 anos de Marco Maciel

Se estivesse bem de saúde e não fustigado pelo Alzheimer, Marco Maciel, o marco de Pernambuco, seria paparicado, hoje, por uma legião de fãs e admiradores quando completa 80 anos de idade, mas a doença o tirou da cena nacional política pouco tempo depois que disputou a última eleição para o Senado, há dez anos.

Macielista de carteirinha, tendo sido secretário do Governo MM e suplente de senador, Joel de Holanda fez uma carta poética ao ex-chefe, que emocionou muito seus familiares. Em mais de 50 anos de vida pública, Maciel ocupou os cargos mais importantes da República, como o de vice-presidente. Hábil apagador de incêndios e crises políticas, MM, segundo o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, foi o vice que todo presidente sonha ou sonhou um dia.

Conversa de silêncio – Por Joel de Hollanda

Amigo, hoje é teu aniversário, completas 80 anos, mas não sabes.

Logo você que não esquecia o aniversário de ninguém. Você, que das pessoas guardava o nome completo e das coisas acontecidas o ano, o mês, o dia. Você, incansável cultor de minúcias e sutilezas, em tudo que fazia.

– Ó Deus, por que permitistes cair pesada cortina de noite sobre a mente resplendente do homem bom, simples e franciscanamente humilde?

Oitenta e cinco vezes presidiu a República e o mar da vaidade não molhou sequer a sola do seu sapato.

– Deus, por que não estendestes por mais tempo o brilho da pérola pura e limpa, apesar de colhida no tenebroso e contaminado mar da política?

– Por que interrompestes de repente, sem aviso, a fecunda jornada das mãos do cidadão escravo do servir que semeava futuros?

– Por que não fizestes durar mais tempo a chama de sua competência e o calor de sua integridade tão necessários a este país?

– Em respostas a essas indagações ouço Marco Maciel dizer: “Joel, insondáveis são os desígnios de Deus”.

– Mas hoje é teu aniversário. Não importa que não te lembres de nada. Nós lembramos de tudo. Lembramos por você e especialmente por nós.

Não é sem razão que desde os barrancos do Velho Chico até os arrecifes teus fiéis amigos eleitores órfãos te abraçam com carinho e merecido respeito.

Amigo, o silêncio não cala a comemoração de teu aniversário, porque de saudade ela será feita.

 

Fonte: Blog do Magno