Chefe do CIE do exército morre de covid 19

chefe do Centro de Inteligência do Exército (CIE), general de brigada Carlos Augusto Fecury Sydrião, que estava internado com covid-19, morreu hoje aos 53 anos. Ele liderou a missão brasileira ao Líbano, da qual participou o ex-presidente Michel Temer (MDB).

O CIE é um órgão de apoio direto ao comandante do Exército, Edson Pujol. Em nota enviada ao UOL, a Secretaria-Geral da força lamentou a morte de Sydrião e informou que “o corpo será cremado em cerimônia restrita aos familiares” no município de Valparaíso de Goiás (GO). A causa da morte não foi oficialmente informada.

O general foi adido militar no Paraguai, atuou no Nordeste e no Batalhão de Polícia do Exército. Natural de Fortaleza, ingressou nas Forças Armadas em 1985. Ele integrou a missão humanitária liderada pelo ex-presidente Michel Temer (MDB-SP) e enviada ao Líbano em agosto. Amigos lamentaram a morte do colega.

O ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) Sergio Etchegoyen, elogiou o profissionalismo de Sydrião. “É uma pena. Era moço, não tem idade para morrer. Era uma pessoa muito boa. Ele nos ajudou muito no trabalho de aproximação com o Paraguai, tanto militar quanto na área de inteligência.”

Os amigos afirmaram que Sydrião estava internado com covid-19 há alguns dias. Ele tinha problemas cardíacos. Quando voltou do Paraguai, teve que fazer tratamento do coração e incluir uma ponte de safena, disse Etchegoyen.

*Com informações do UOL