Belo Jardim contará com abrigo para pessoas em situação de rua

Pessoas em situação de rua têm sido uma cena presente em várias cidades do Brasil e nos últimos anos, Belo Jardim também enfrenta este desafio. De acordo com o CadÚnico, Pernambuco dispõe de 1.197 famílias em situação de rua inseridas neste cadastro. São 1.292 pessoas distribuídas em 73 municípios das 12 Regiões de Desenvolvimento do estado (RD).

Em 2020, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou uma nota técnica que revela um crescimento da população de rua nos últimos anos. Até março do ano passado, o Brasil registrava 221.869 pessoas em situação de rua. A análise seguiu o modelo de contagem utilizado em 2015, quando foi lançado o último balanço pelo Ipea, neste ano, o Brasil registrava 69% da população e em 2020, este percentual subiu para 84%. O número de pessoas em situação de rua no Brasil cresceu 140% entre 2012 e março de 2020, chegando a quase 222 mil pessoas.

No total, 81,5% da população em situação de rua está em municípios com mais de 100 mil habitantes, principalmente das regiões Sudeste (56,2%), Nordeste (17,2%) e Sul (15,1%). Este mesmo estudo, revelou ainda que em 2020 18,5% da população de rua estava em municípios pequenos ou médios, e de acordo com o observatório do terceiro setor, este crescimento é um “indicativo da necessidade de se pensar também em políticas públicas adequadas a essas localidades”.

Pensando nisso, a Secretaria de Ação e Desenvolvimento social de Belo Jardim inaugura hoje a Casa de Acolhimento para pessoas em situação de rua, A acolhida provisória, disponibilizará um ambiente seguro e organizado, fornecerá três refeições diárias às pessoas desassistidas, além de atividades complementares como serviços assistenciais e psicológicos. O espaço contará com serviço de vigilância 24h e está localizado a rua Coronel Antônio Marinho, nº 260, no bairro Airton Maciel.

O estudo ‘Estimativas da População em Situação de Rua no Brasil’, realizado pelo Ipea, utilizou dados de 2019 do censo anual do Sistema Único de Assistência Social (Censo Suas), que conta com informações das secretarias municipais. Outra fonte de dados para o levantamento foi o Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal.

fonte. www.iaibelojardim.com.br