Quem apoiou o Fundão Eleitoral? Bolsonaro vai vetar

Promessa de veto – O presidente Jair Bolsonaro indicou, ontem, que deve vetar o fundo eleitoral de R$ 5,7 bilhões previsto para o próximo ano. Em entrevista à TV Brasil, o chefe do Executivo disse: “Posso adiantar para você que não será sancionada. Eu tenho que conviver em harmonia com o Legislativo. E nem tudo que eu apresento ao Legislativo é aprovado e nem tudo que o Legislativo aprova, vindo deles, eu tenho obrigação de aceitar para o lado de cá. Mas a tendência nossa é não sancionar isso daí em respeito ao trabalhador, ao contribuinte brasileiro.”

Como votaram pernambucanos – A proposta de aumento do fundão veio dentro da aprovação do projeto da LDO de 2022. Na Câmara, 11 deputados pernambucanos votaram a favor, nove contra e cinco não compareceram à sessão do Congresso realizada na última quinta-feira (15). A favor: André de Paula (PSD), Augusto Coutinho (SD), Eduardo da Fonte (PP), Fernando Filho (DEM), Fernando Monteiro (PP), Fernando Rodolfo (PL), Luciano Bivar (PSL), Ossesio Silva (Republicanos), Pastor Eurico (Patriota), Ricardo Teobaldo (Podemos) e Silvio Costa Filho (Republicanos).

VOTARAM CONTRA O FUNDÃO ELEITORAL:

Carlos Veras (PT)

Danilo Cabral (PSB),

Felipe Carreras (PSB),

Gonzaga Patriota (PSB),

Marília Arraes (PT),

Milton Coelho (PSB),

Tadeu Alencar (PSB),

Raul Henry (MDB)

Renildo Calheiros (PCdoB).

OS AUSENTES:

Entre os ausentes: Daniel Coelho (Cidadania), Sebastião Oliveira (Avante), André Ferreira (PSC), Túlio Gadêlha (PDT) e Wolney Queiroz (PDT). Ao todo, foram 278 votos favoráveis e 145 contrários na Câmara. Já no Senado, 40 a favor e 33 contra. Dos senadores pernambucanos, o voto pela aprovação foi de Fernando Bezerra Coelho (MDB), que é líder do governo na Casa Alta, enquanto Humberto Costa (PT) e Jarbas Vasconcelos (MDB) votaram não