Detran oferece descontos de 40% no valor de multas para infratores que optarem por não recorrer ou apresentar defesa

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran) passou a conceder descontos de 40% no valor de multas de trânsito, desde que os infratores não recorram nem apresentem defesa. O boleto com desconto deve ser pago até o vencimento e precisa ser emitido a partir do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito ou do site da instituição.

De acordo com o Detran, o benefício vale para infrações cometidas em todo o país para veículos de fora e de dentro do estado. Os descontos são aplicados individualmente por infração, então os condutores que tiverem mais de uma multa registrada podem escolher quais preferem ter acesso à redução do valor, podendo ser todas.

Para ter acesso ao desconto, o motorista deve se cadastrar no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) pelo site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou baixar o aplicativo do Carteira de Trânsito Digital (CTD), disponível para sistemas operacionais Android ou iOS.

Cadastro no sistema

Para aderir ao SNE, o usuário habilitado deve informar CPF, e-mail, senha, o registro da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e um código de segurança do Certificado de Registro de Veículo (CRV). Aqueles que não são habilitados, mas que possuem veículos registrados em seu nome, também podem se cadastrar. Nesse caso, informa os mesmos dados, menos a CNH. Já para pessoa jurídica, o acesso deve ser feito por meio de Certificado Digital (padrão ICP Brasil, tipo A1 ou A3) da empresa.

G1PE – editado