Belo Jardim ganha nova brinquedoteca do Instituto Conceição Moura por meio da parceria com a Secretaria Municipal de Educação

Espaço, que tem o objetivo de estimular o livre brincar, foi instalado no Centro de Educação Infantil Débora Barbosa Valença de Oliveira

A cidade de Belo Jardim recebeu mais uma brinquedoteca por meio do Projeto Direito ao Brincar, que é realizado através da parceria entre o Instituto Conceição Moura e a Secretaria de Educação e Tecnologia da cidade. O novo espaço foi instalado no Centro Municipal de Educação Infantil Débora Barbosa Valença Oliveira, no bairro da Floresta.

A iniciativa pretende incentivar o livre brincar de qualidade para as crianças e contribuir para a garantia do Direito de Brincar das crianças, disposto tanto no artigo 227 da Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, proporcionando às crianças o desenvolvimento de habilidades para a vida.

O Instituto doou brinquedos, jogos, pintura da área externa e promoveu a formação pedagógica dos profissionais da instituição de ensino, que desenvolveram o projeto pedagógico da brinquedoteca. Colaboradores do Grupo Moura também contribuíram com o trabalho voluntário para a entrega do playground (gangorra, balanço, escorrego). Já a Secretaria de Educação e Tecnologia, fez intervenções e reparos na infraestrutura da escola, necessárias para adequação do espaço à brinquedoteca.

“O Instituto tem como missão contribuir para tornar toda criança e jovem agente de transformação em suas comunidades, e isso começa ainda na primeira infância, com o direito ao brincar. Com a brincadeira essas crianças vão desenvolver a imaginação, criatividade, senso de compartilhamento, sociabilidade e autonomia, habilidades que vão levar pra vida. Ficamos muito felizes de poder, novamente, contribuir para a formação dos belo jardinenses desde muito cedo”, afirma Lorena Tenório, coordenadora executiva do Instituto Conceição Moura.

O prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela, ressaltou a parceria com o instituto em prol do desenvolvimento da educação na cidade. “A melhoria da educação em Belo Jardim também passa por parcerias como esta, com o Instituto Conceição Moura, que muito tem contribuído para o desenvolvimento integral das nossas crianças. Espaços lúdicos são determinantes para a aprendizagem. Nossa gestão permanecerá valorizando e investindo na educação”, afirmou o gestor municipal.