Câmara de Caruaru aprova reserva de 8% de vagas em concursos municipais para pessoas negras

A Câmara de Vereadores de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, aprovou em votação o projeto de lei que reserva 8% das vagas em concursos públicos do município para pessoas negras. A votação do projeto de número 9445/2023 foi realizada na última quinta-feira (11).

A proposta, apresentada pelos parlamentares Carlinhos da Ceaca (MDB) e Perpétua Dantas (PV), recebeu 20 votos favoráveis, um voto negativo de Mauricio Caruaru (Podemos) e uma abstenção de Cabo Cardoso (PP).

Perpétua Dantas, uma das autoras do projeto, explicou que a política tem como objetivo compensar uma desigualdade histórica. Por sua vez, Mauricio Caruaru e Cabo Cardoso afirmaram que as políticas de cotas são discriminatórias e que todos têm os mesmos direitos e oportunidades.

No âmbito federal, desde 2014, é obrigatória a reserva de 20% das vagas de concursos públicos federais para candidatos destes grupos.

Por outro lado, o vereador Lula Tôrres (PSDB) parabenizou os autores do projeto. “A riqueza desse país foi edificada no sangue do negro. Quando se diz que há igualdade, é porque o branco ocupa mais o espaço dessa igualdade”, disse. Fonte: G1