Casa desaba no bairro da Gameleira em Belo Jardim após enchente no rio Bitury

Desabamento aconteceu neste sábado (1°); não houve registro de moradores feridos durante o desabamento. Três imóveis foram desocupados pela Defesa Civil

Uma casa construída nas proximidades do leito do rio Bitury, desabou em consequência do transbordamento da barragem de mesmo nome do rio. O desabamento aconteceu neste sábado (1°), no bairro da Gameleira, em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco. Não houve registro de moradores feridos durante o desabamento.

A Defesa Civil, órgão vinculado à Prefeitura de Belo Jardim, através da Secretaria Municipal de Agricultura, se mobilizou para atuar no local do desabamento. Além disso, membros da Secretaria de Assistência Social e de Infraestrutura e Urbanismo também estiveram presentes, oferecendo assistência às famílias afetadas e auxiliando na desocupação dos imóveis.

A Defesa Civil realizou vistoria em 21 imóveis, identificando a necessidade de desocupação em três residências. Como medida preventiva, a Defesa Civil acionou a Neoenergia Pernambuco para solicitar a interrupção do fornecimento de energia elétrica na área afetada. Além disso, todo o perímetro do local do desabamento foi isolado, garantindo a segurança dos moradores e evitando possíveis riscos.

A situação permanece sob acompanhamento e a Defesa Civil continuará prestando apoio às famílias desalojadas.

A tragédia serve como um alerta para a necessidade de cuidados na construção de imóveis em áreas próximas a leitos de rios, considerando os fenômenos naturais e as possíveis consequências que podem acarretar.

BJ1