Resfriado: remédios caseiros e dicas úteis para melhorar rapidinho!

Soluções naturais úteis para você enfrentar este inverno

Ser acometido por um resfriado não é nada divertido. Dores no corpo, febre, tosse e congestão nasal, tudo isso conspira para tornar os nossos dias difíceis quando o nariz, a garganta e o p eito estão ruins. Para quem tem pressa em ficar logo bom, a nossa primeira reação é apelar para os remédios.

Mas você nem sempre precisa de medicamentos para se curar de uma gripe forte. Há uma grande variedade de remédios naturais que podem ser igualmente eficazes e muitas vezes mais saudáveis para o corpo e a alma.

Equinácea – Mime-se com uma xícara de chá de equinácea. A erva e a raiz desta planta têm benefícios comprovados para a saúde e, como remédio à base de ervas, podem ajudar a combater e prevenir um resfriado comum.

Inalação de vapor – Limpe um nariz entupido e escorrendo enchendo uma tigela com água quente e inclinando-se sobre ela com uma toalha sobre a cabeça. O vapor ajuda a acabar com a congestão nasal.

Suco de cenoura – Quão simples é isso? As cenouras são ricas em betacaroteno, que nosso corpo converte em vitamina A depois de comê-las. E adivinha? A vitamina A é um aliado útil quando pegamos um resfriado – ela mantém as membranas mucosas que revestem nosso nariz e garganta saudáveis e funcionando adequadamente.

Alecrim e sálvia – Alecrim e sálvia são ervas clássicas para combater resfriados e dores de garganta. Ferva um pouco de água para fazer um chá com essas ervas, adicione um pouco de maçã seca e um pouco de mel e tome lentamente. A bebida é conhecida por tonificar tecidos irritados e matar bactérias.

Mentol – Descobriu-se que o mentol, um óleo essencial derivado de plantas de hortelã, combate as cavidades nasais bloqueadas e vias aéreas congestionadas. Esfregue um pouco de mentol no travesseiro ou adicione algumas gotas a um dispositivo de inalação de vapor.

Alho – O alho contém propriedades antimicrobianas e antivirais, que turbinam o sistema imunológico no combate a infecções virais e ao resfriado comum. Compre em forma de cápsula em vez de comê-lo cru, a menos que você não se importe de ficar com aquele hálito nada agradável…

Lota – Usar um lota para limpar as fossas nasais com uma solução de água salgada pode aliviar sintomas como congestão, pressão e dor facial. É particularmente eficaz para aqueles com problemas crônicos de sinusite.

Vitamina C – Vitamina C é uma ótima aposta. Esse nutriente estimula o sistema imunológico e pode aliviar infecções do trato respiratório superior e outras doenças.

Óleo de eucalipto – As propriedades anti-inflamatórias do eucalipto são bem conhecidas. Como óleo essencial, pode ser usado na forma de inalação de vapor para ajudar a aliviar os sintomas do resfriado. Algumas gotas em um lenço também funcionam.

Gargarejo com água salgada – Gargarejar com uma solução salina é uma maneira simples, mas eficaz, de vencer um resfriado. A água salgada reduz o catarro e o muco na parte de trás da garganta, o que pode diminuir a necessidade de tossir.

Comida apimentada – Isso pode não agradar a todos, mas consumir alimentos condimentados que contenham pimenta pode ser eficaz no tratamento de resfriados e gripes. A pimenta caiena, por exemplo, funciona como descongestionante. Deve-se notar, no entanto, que os sintomas do resfriado geralmente são apenas temporariamente reprimidos e que comidas apimentadas podem induzir sintomas gastrointestinais.

Probióticos – Os probióticos são bactérias e leveduras “úteis” encontradas naturalmente em alguns alimentos e suplementos. Incluir iogurte probiótico em sua dieta, por exemplo, pode reduzir o risco de adoecer com uma infecção respiratória mais grave.

Sopa de g alinha – Não subestime o poder desse clássico conselho da avó! Uma tigela de canja de g alinha com legumes ajuda a soltar o muco e também mantém o doente hidratado.

Banho quente! – Um banho quente limpa e revitaliza o corpo. Mas para quem está resfriado, o vapor criado por um banho hidrata as passagens nasais e pode ajudá-lo a relaxar.

Toddy quente – Uma bebida ideal para dormir sem cafeína, o tradicional toddy (não confundir com a bebida achocolatado) quente inclui chá de ervas quente, uma colher de chá de mel e uma dose de uísque ou bourbon. A mistura pode aliviar o congestionamento, aliviar a garganta e a tosse e ajudá-lo a relaxar.

Vinagre de maçã e mel – O ácido do vinagre de maçã dilui o muco na garganta e ajuda a soltar o catarro. Misturada com mel, esta bebida também pode aliviar a tosse.

Sal e fermento em pó – O casamento improvável de sal e fermento em pó evita a propagação de germes e diminui a longevidade do resfriado comum. Misture como uma solução e gargareje algumas vezes ao dia.

Linhaça – A linhaça é um superalimento repleto de antioxidantes. Ferva um punhado de sementes até engrossar e coe. Adicione algumas gotas de suco de limão e mel e desfrute de uma bebida deliciosa e refrescante.

Um pacote quente ou frio – Decida o que funciona melhor e aplique em torno das cavidades nasais congestionadas quando necessário. Uma toalha quente é uma alternativa, assim como um pacote de ervilhas congeladas.

Mel e limão – Quem sofre de um resfriado deve ingerir muitos líquidos. Mel e limão misturados com água morna estão entre as melhores dicas.

Chá de especiarias – Para se livrar de um resfriado ou tosse, adicione gengibre moído, uma pitada de pimenta-do-reino e uma gota de mel à água morna para obter o elixir de inverno perfeito. Esse chá de ervas é poderoso!

Raiz de gengibre e sal – Corte um pouco de gengibre cru em pedaços pequenos, polvilhe com sal e aproveite. As propriedades anti-inflamatórios da raiz de gengibre ajudarão a aliviar a dor de garganta rapidamente. O sal, por sua vez, ajuda a limpar as fossas nasais entupidas.

Chá de gengibre – Da mesma forma, chá de gengibre com hortelã e limão faz maravilhas para uma garganta que parece (e provavelmente parece) uma lixa, além de ajudar com o nariz entupido.

Use um travesseiro para elevar a cabeça – Uma dica simples: elevar a cabeça sobre um travesseiro ajudará a aliviar as fossas nasais congestionadas. Provavelmente, você também terá uma noite de sono melhor!

Rum e mel – Uma variação do toddy quente à base de bourbon, uma gota de mel misturada com rum escuro quente é conhecida por manter o p eito aquecido, pois aumenta a temperatura do corpo.

Leite e açafrão – A cúrcuma é um forte antioxidante. Quando misturado com leite morno, atua como um impedimento contra resfriados e tosses. Beba um copo antes de dormir e sonhe com o verão.

Mel, limão e canela – O trio clássico de mel, limão e canela é um dos melhores remédios para resfriado que existem. Este maravilhoso xarope acalma sua garganta e pode evitar noites intermináveis de tosse.

Suplemento de zinco – Os suplementos de zinco podem reduzir a gravidade e a duração dos sintomas do resfriado, mas devem ser usados com moderação. Pesquisas sugerem que tomar muito zinco pode causar náuseas, vômitos e diarreia, entre outros efeitos colaterais.

Não voe – Voar resfriado ou congestionado pode danificar temporariamente seus tímpanos como resultado de mudanças de pressão durante a decolagem e o pouso do avião. Também pode adicionar estresse a um sistema respiratório já enfraquecido (e sobrecarregado).