Apagão nacional deixa cidades de Pernambuco sem energia elétrica

Um apagão nacional deixou várias cidades de Pernambuco sem energia na manhã desta terça-feira (15). De acordo com a Neoenergia, a falta de luz aconteceu devido a uma ocorrência de grande porte no Sistema Interligado Nacional e afetou o abastecimento de energia em diversos estados brasileiros.

Moradores de várias áreas do Grande Recife relataram a queda de energia, que aconteceu por volta das 8h30. Meia-hora depois, houve registro da volta de energia em bairros como Boa Viagem e Ibura, na Zona Sul da capital; no Bairro do Recife, no Centro da cidade; e em Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes.

Também houve falta de energia em outras cidades de Pernambuco, como Caruaru, no Agreste; e Petrolina, no Sertão. A mesma situação aconteceu em, ao menos, outros 16 estados e no Distrito Federal.

g1 questionou a Neoenergia sobre a quantidade de pessoas em Pernambuco que foram afetadas pelo apagão nacional, mas a companhia informou que não era possível passar essa informação porque não foi um blecaute provocado por ela.

O que diz a ONS

De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS):

“Uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil”;

“Estados do Sudeste também foram afetados”.

“A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste”.

“As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas”.

“A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos”. G1