Kátia das Rendeiras retorna à Câmara dos Vereadores de Caruaru: ‘volto a exercer meu mandato’

A vereadora Kátia das Rendeiras (Republicanos), voltou à assumir o mandato na Câmara de Vereadores de Caruaru, Agreste de Pernambuco, nesta segunda-feira (28), após a casa legislativa ser notificada pela Justiça. O comunicado foi recebido de maneira digital pelo presidente da Câmara.

A decisão que revogou a prisão domiciliar da parlamentar Kátia das Rendeiras foi divulgada na última sexta-feira (25), após uma audiência de instrução realizada no Fórum de Caruaru. O juiz responsável pelo caso revogou a decisão, fazendo com que a vereadora possa responder ao processo em liberdade.

Em entrevista à TV Asa Branca, nesta segunda-feira (28), o Consultor Jurídico Executivo da Câmara dos Vereadores de Caruaru disse “que Kátia das Rendeiras volta a ocupar o cargo e o suplente dela se afasta até outra decisão judicial”.

Já a parlamentar Kátia das Rendeiras disse que está muito feliz com a decisão. “Amanhã já volto a exercer meu mandato, trabalhar pelo povo de Caruaru, pela nossa cidade. Agradecer a Deus e a cada povo que me deu seu voto”, disse à TV Asa Branca.

Investigação

No dia 1º de março de 2023, a Polícia Civil de Pernambuco desencadeou uma operação de repressão qualificada em Caruaru, no Agreste. Essa operação, intitulada “Primus”, cumpriu dois mandados de prisão e um deles foi contra a vereadora Kátia das Rendeiras e o outro foi contra o assessor parlamentar Mateus Lúcio.

A operação foi realizada com o objetivo de desarticular uma associação criminosa ligada à vereadora que era voltada à prática do crime de peculato. Alguns dias depois, a Justiça concedeu que Kátia cumprisse a pena em prisão domiciliar.

No dia 17 de março, uma decisão do juiz Pierre Souto Maior, publicada por meio do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), determinou o afastamento de Kátia das Rendeiras da função de vereadora de Caruaru. Fonte: G1