Belo Jardim promove Mutirão de Mamografia em ação de autocuidado no mês do Outubro Rosa

Os exames serão realizados nos dias 18 e 19 de outubro

A Prefeitura de Belo Jardim, deu início, nesta quarta-feira (18), a um Mutirão de Mamografia. O evento está sendo realizado como parte das ações de autocuidado e prevenção ao câncer de mama, contando com a participação de mulheres que buscam realizar exames preventivos. A Secretaria de Saúde disponibilizou 150 exames e o mutirão continuará até a quinta-feira (19).

Desde o início da atual gestão, a Secretaria de Saúde tem oferecido apoio total para que as mulheres possam realizar seus exames. A unidade móvel responsável pelo mutirão está localizada na sede da Secretaria de Saúde de Belo Jardim, na avenida Coronel Geminiano Maciel, número 1252, no centro da cidade. Para realizar o exame de mamografia, as pacientes devem apresentar a solicitação emitida por uma das unidades básicas de saúde do município, além do cartão do SUS, RG e CPF. Esse exame é recomendado para mulheres a partir dos 40 anos de idade, pois pode detectar alterações na mama de maneira precoce.

A secretária de Saúde de Belo Jardim, Aline Cordeiro, comentou sobre a alegria de ter as mulheres procurando participar desse importante momento de autocuidado. “Especialmente no mês de outubro, fico feliz em ver a procura pelo exame por parte das mulheres de Belo Jardim. Aqui perto da gente tem um exemplo inspirador, como o de Márcia Feitosa, primeira-dama do município, que superou o câncer de mama e hoje compartilha sua história positiva”.

A primeira-dama, Márcia Feitosa, enfatizou a importância da prevenção, destacando que ela mesma passou por esse processo e superou o câncer de mama. Ela encorajou outras mulheres a fazerem exames regularmente, ressaltando que, apesar das dificuldades, a prevenção é fundamental.